Site Arquivo Público do Estado de São Paulo

Um dos mais antigos órgãos da administração pública paulista, o Arquivo Público do Estado de São Paulo é a instituição responsável por organizar e…

Um dos mais antigos órgãos da administração pública paulista, o Arquivo Público do Estado de São Paulo é a instituição responsável por organizar e armazenar os documentos relacionados à gestão do governo e também à história do estado, sendo uma importante fonte de pesquisa.

O site do Arquivo Público do Estado de São Paulo é uma interessante fonte de pesquisa para qualquer cidadão (Foto: Divulgação)

Vinculado à Casa Civil, o órgão dispõe de um rico acervo a respeito da história de São Paulo, que inclui jornais, revistas, livros, fotografias, filmes, ilustrações e documentos cartográficos, entre outros, que contam tudo sobre o estado mais populoso do país.

A consulta ao acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo é gratuita e pode ser feita por qualquer cidadão, comparecendo à sede da entidade, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 596, ao lado da Estação do metrô Tietê, entre as 9hrs e as 15hrs, de segundas às sextas.

Outra forma de conhecer o acervo do órgão é acessando o site do Arquivo Público do Estado de São Paulo, através do endereço eletrônico www.arquivoestado.sp.gov.br. A página da instituição já possui mais de 400.000 imagens de documentos digitalizados, que podem ser consultados gratuitamente.

Pessoas que possuem pendências com o estado: Cadin estadual SP – consulta

Serviços disponíveis no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo

A página conta com uma grande quantidade de documentos históricos e fotos digitalizadas, que podem ser acessadas a qualquer momento (Foto: Divulgação)

No site do Arquivo Público do Estado de São Paulo, o internauta tem acesso a uma série de serviços, como a possibilidade de agendar uma visita monitorada à sede da entidade, conferir os eventos realizados por ela, ter acesso a exposições virtuais e ficar por dentro das últimas notícias referentes ao órgão.

O rico acervo conta também com um grande número de fotos que contam a história das principais cidades paulistas (Foto: Divulgação)

A página traz também informações sobre as certidões emitidas pelo Arquivo Público, detalhes da gestão documental, organograma da estrutura, histórico, apresentação e projetos do órgão, formulários para a solicitação de filmagens e de pesquisa e os canais de contato da entidade, entre outros serviços.

Leia Também:  Roaming Internacional Oi

Acesso ao Sintegra: Inscrição Estadual consulta – www.sintegra.gov.br

Acervo digitalizado do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Na seção de Acervo Digitalizado, o internauta tem acesso a um grande número de documentos online (Foto: Divulgação)

Outro serviço interessante disponibilizado na página é a consulta ao acervo digitalizado do Arquivo Público do Estado de São Paulo, que está disponível no endereço www.arquivoestado.sp.gov.br/acervo_digitalizado.php.

Lá, é possível visualizar imagens digitalizadas de importantes documentos, como as Cartas da Revolução de 1924, Marcos da Divisa SP-MG, relatórios da educação, anuários do ensino, edições históricas de jornais e revistas e uma grande coleção de fotos e vídeos, que podem ser consultados e visualizados a qualquer momento.

Top