Siniav Denatran – Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos

O Siniav Denatran – Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos – está, por enquanto, em operação na cidade de São Paulo, capital. É…

O Siniav Denatran – Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos – está, por enquanto, em operação na cidade de São Paulo, capital. É um sistema informatizado com satélites e aparelhos altamente tecnológicos. Com ele é possível identificar diversos dados do veículo, como placa, chassi e Renavam. Esses dados irão facilitar a fiscalização dos veículos pela cidade.

O foco do sistema está no centro da cidade, onde há maior movimentação de veículos todos os dias. Nas marginais também estão presentes os equipamentos do Siniav. O sistema está sendo implantado desde 2008 e ainda não está presente em toda a cidade. É algo que vai evoluindo com o tempo.

Ainda não sabe quando e se será instalado em demais cidades brasileiras. Os veículos devem possuir uma etiqueta eletrônica que será responsável por transmitir todas as informações ao sistema. A instalação desse dispositivo, que se assemelha á um chip, é por conta da prefeitura da cidade. O cidadão não deve pagar nada pela instalação.

Caso você resida em São Paulo e não coloque a etiqueta eletrônica, então será multado em R$ 127,69 e perderá cinco pontos na CNH. É algo realmente sério e que deve ganhar toda a cidade. O sistema ajudará na fiscalização dos veículos, evitando documentação em atraso, condução irregular e também na identificação de veículos roubados.

Espera-se que dentro de alguns anos o Sistema Nacional de Identificação de Veículos esteja presente também em outras cidades. É algo super sofisticado, considerado um “hiper projeto”. Por enquanto é algo que está ainda no inicio, mas que vem ajudando na fiscalização dos veículos da maior cidade do país. A cada dia o número de veículos só tem aumentando em São Paulo. Com o sistema será possível também identificar veículos que estão circulando em dia irregular do rodízio.

Leia Também:  Simuladores de Carros Online

Para fazer o cadastro Siniav Denatran, basta ir até a prefeitura da cidade. Lá você preencherá um formulário com todos os seus dados pessoais. No chip, ou seja, na etiqueta eletrônica, estarão todos os dados referentes ao seu veiculo. Ele deverá ser fixado no visor frontal do mesmo. Os chips nos veículos Siniav são resistentes ao tempo, assim como os demais equipamentos eletrônicos envolvidos no sistema.

Top