sexta-feira, 9 de dezembro de 2022 - 09/12/2022 04:02:56
MundodasTribos

A Simepar Curitiba (Instituto vinculado a Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná) disponibiliza de forma rápida e fácil dados, previsões, produtos e serviços de natureza meteorológica, hidrológica e ambiental, promovendo também a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a capacitação de recursos humanos nas áreas das ciências atmosféricas e ambientais.

O Simepar atua com inúmeras estações meteorológicas (Foto: Divulgação)

O que este artigo aborda:

Estações meteorológicas Simepar

O Simepar conta com várias estações meteorológicas espalhadas pelo estado, além de um radar Doppler instalado no município de Teixeira Soares, próximo a Ponta Grossa.  A sede do Instituto se localiza em Curitiba, junto ao campus Politécnico da UFPR. Através de equipamentos modernos e de última geração é possível informar previsão do tempo, com uma margem de erro muito pequena.

Acessando o site da Simepar você pode ficar informado do clima em sua região (Foto: Divulgação)

Site da Simepar

O site da Simepar é bem limpo e intuitivo, lá você consulta facilmente a previsão do tempo de sua cidade e ainda encontra informações importantes de especialistas da área. Na página inicial já vemos um resumo das principais cidades e as respectivas temperaturas do dia, mas abaixo é possível localizar sua cidade no menu “Acesso Rápido”.

O Simepar está sempre em busca do que há de melhor em tecnologia para manter a população sempre atualizada com o clima de cada cidade do estado do Paraná. Para fazer as previsões meteorológicas o Simepar usa sensoriamento remoto e automático, telemetria, entre outros. Tudo é feito com o maior cuidado para que as previsões do clima sejam feitas sempre visando o bem estar da população.

A Simepar informa das descargas atmosféricas que estão chegando e sua intensidade (Foto: Divulgação)

Descargas atmosféricas

Através dos equipamentos utilizados para a previsão do tempo, são de última geração capacitados para detectar descargas atmosféricas como tempestades com relâmpagos e trovões para prevenir a população. O Simepar procura informar com precisão onde e o horário que as descargas atmosféricas irão atingir determinado lugar. A precisão da previsão do tempo tem precisão de milésimos de segundos o que facilita muito para a população.

A Simepar possui uma grande rede de sensores (Foto: Divulgação)

Rede de sensores do Paraná

A rede de sensores do Paraná atua interligada com a RINDAT que se encontra presente em outras regiões do país como: Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro), Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul) como também em partes do Uruguai, do Paraguai, no norte e no nordeste da Argentina. Com esse sistema interligado é possível obter uma previsão do clima com muito mais precisão e até mesmo para 30 dias, podendo haver alterações.

O Simepar é de grande importância para o estado do Paraná (Foto: Divulgação)

Importância da Simepar

A Simepar é de muita importância para a população de Curitiba, pois é através dela que muitas intempéries climáticas são detectadas com antecedência e passadas para a população para que possam se prevenir de temporais e tragédias climáticas. As informações são passadas para as mídias que divulgam o clima para o estado de acordo com as cidades. A Simepar é tão importante até mesmo para a agricultura, plantações, indústria e comércio do estado, pois com a previsão do clima é possível que haja uma programação para as atividades evitando prejuízo.  Acesse o site e fique por dentro da previsão do tempo.

 

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Cruzeiro Universitário 2010

Cruzeiro Universitário 2010

Melhores Músicas Sertanejas 2010

Melhores Músicas Sertanejas 2010

Editor de Vídeos Grátis

Editor de Vídeos Grátis

Segredo de Beleza dos Famosos

Segredo de Beleza dos Famosos

Boleto Bancário Itaú

Boleto Bancário Itaú

Consulta Abono Salarial

Consulta Abono Salarial