Simepar Curitiba PR – Clima Tempo

A Simepar Curitiba (Instituto vinculado a Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná) disponibiliza de forma rápida e fácil dados,…

A Simepar Curitiba (Instituto vinculado a Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná) disponibiliza de forma rápida e fácil dados, previsões, produtos e serviços de natureza meteorológica, hidrológica e ambiental, promovendo também a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a capacitação de recursos humanos nas áreas das ciências atmosféricas e ambientais.

O Simepar atua com inúmeras estações meteorológicas (Foto: Divulgação)

Estações meteorológicas Simepar

O Simepar conta com várias estações meteorológicas espalhadas pelo estado, além de um radar Doppler instalado no município de Teixeira Soares, próximo a Ponta Grossa.  A sede do Instituto se localiza em Curitiba, junto ao campus Politécnico da UFPR. Através de equipamentos modernos e de última geração é possível informar previsão do tempo, com uma margem de erro muito pequena.

Acessando o site da Simepar você pode ficar informado do clima em sua região (Foto: Divulgação)

Site da Simepar

O site da Simepar é bem limpo e intuitivo, lá você consulta facilmente a previsão do tempo de sua cidade e ainda encontra informações importantes de especialistas da área. Na página inicial já vemos um resumo das principais cidades e as respectivas temperaturas do dia, mas abaixo é possível localizar sua cidade no menu “Acesso Rápido”.

O Simepar está sempre em busca do que há de melhor em tecnologia para manter a população sempre atualizada com o clima de cada cidade do estado do Paraná. Para fazer as previsões meteorológicas o Simepar usa sensoriamento remoto e automático, telemetria, entre outros. Tudo é feito com o maior cuidado para que as previsões do clima sejam feitas sempre visando o bem estar da população.

A Simepar informa das descargas atmosféricas que estão chegando e sua intensidade (Foto: Divulgação)

Descargas atmosféricas

Através dos equipamentos utilizados para a previsão do tempo, são de última geração capacitados para detectar descargas atmosféricas como tempestades com relâmpagos e trovões para prevenir a população. O Simepar procura informar com precisão onde e o horário que as descargas atmosféricas irão atingir determinado lugar. A precisão da previsão do tempo tem precisão de milésimos de segundos o que facilita muito para a população.

A Simepar possui uma grande rede de sensores (Foto: Divulgação)

Rede de sensores do Paraná

A rede de sensores do Paraná atua interligada com a RINDAT que se encontra presente em outras regiões do país como: Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro), Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul) como também em partes do Uruguai, do Paraguai, no norte e no nordeste da Argentina. Com esse sistema interligado é possível obter uma previsão do clima com muito mais precisão e até mesmo para 30 dias, podendo haver alterações.

O Simepar é de grande importância para o estado do Paraná (Foto: Divulgação)

Importância da Simepar

A Simepar é de muita importância para a população de Curitiba, pois é através dela que muitas intempéries climáticas são detectadas com antecedência e passadas para a população para que possam se prevenir de temporais e tragédias climáticas. As informações são passadas para as mídias que divulgam o clima para o estado de acordo com as cidades. A Simepar é tão importante até mesmo para a agricultura, plantações, indústria e comércio do estado, pois com a previsão do clima é possível que haja uma programação para as atividades evitando prejuízo.  Acesse o site e fique por dentro da previsão do tempo.

 





Este artigo possui 3 comentários

  1. ANA MARIA MOTTIN
    Publicado em 15/06/2009 às 10:42 PM [+]

    Boa Noite
    Preciso dos arquivos correspondentes ao comportamento do clima em Curitiba no mês de maio, para um trabalho escolar.
    POderiam me ajudar?
    Grata
    Ana

  2. Leonardo
    Publicado em 07/06/2010 às 3:40 PM [+]

    preciso da previsão do tempo de 22/05/10 á 22/06/10 para um trabalho escolar

  3. Edna Melluzzi
    Publicado em 11/03/2011 às 7:15 AM [+]

    preciso da relação dos dias de chuvas no mes de janeiro e de fevereiro de 2011 para uma pequisa de trabalho escolar com meus alunos. Agradeço se me enviarem ainda hoje.


Top