Seduc RO

Os servidores públicos, professores e estudantes podem contar com a Secretaria de Educação do Estado para disponibilizar alguns serviços online, através do seu site…

Por bety em 24/11/2019

Os servidores públicos, professores e estudantes podem contar com a Secretaria de Educação do Estado para disponibilizar alguns serviços online, através do seu site na internet. Geralmente, esse portal é chamado de Seduc e é recheado de notícias do mundo da educação, além de também conter informações sobre processos seletivos, editais e fornecer alguns serviços bem importantes para alunos e professores.

Nem todos sabem, mas qualquer aluno e professor pode ter acesso a alguns documentos e informações online, sem necessariamente entrar em contato com a escola ou com a sua diretoria. Hoje você aprenderá mais sobre isso.

A Seduc é o órgão presente em todo o país, além de contar com suas representantes em cada estado. A Seduc RO, por exemplo, é uma das representantes e os moradores do estado, devem acessar o respectivo site para terem acesso a tudo que já mencionamos. Se você ainda não conhece o Portal Seduc e quer saber como usá-lo, poderá encontrar todos os detalhes a seguir. Lembre-se que deverá haver um portal da Seduc para a sua região, caso você não more em Rondônia.

Portal Seduc

O portal Seduc é uma página na internet, onde a Secretaria de Educação de cada estado disponibiliza as principais notícias envolvendo a área de educação que possa interessar alunos, professores e pais de alunos. Além disso, o portal geralmente também oferece um portal do aluno, assim como um portal para o professor, sendo ambos com alguns serviços bem úteis.

O portal Seduc ainda informa os cidadãos sobre possíveis processos seletivos e editais de seleção de concursos públicos para atuar no órgão. Esse tipo de informação pode ser buscado por pessoas que queiram se tornar servidores públicos da Seduc e professores em busca de emprego.

Geralmente o portal é bem organizado, intuitivo e fácil de mexer. Os portais, tanto do aluno quanto do estudante, podem ser acessados com um login e uma senha, dos quais falaremos mais para frente.

Boletim Online

O boletim online é geralmente o principal serviço oferecido pelo portal Seduc. Se trata do boletim do aluno, mas ao invés de ir recebe-lo na própria escola, é possível conferir o boletim pela internet, de forma bem rápida e simples. É também uma forma dos pais e responsáveis poderem ficar por dentro das notas, afinal também podem acessar a plataforma informando os dados que são solicitados.

Ainda é possível obter o boletim na escola, mas essa consulta online é mais rápida e muito eficiente, além de permitir obter o boletim que já foi disponibilizado há muito tempo. Em alguns portais, a consulta ao Boletim Online pode ser feita de forma individual, basta informar o número de matrícula do estudante e fornecer o ano. Em outros portais da Seduc, pode ser necessário fazer o cadastro no portal do Aluno para ter acesso à consulta.

Portal do Aluno Seduc

O Portal do Aluno fica dentro do próprio site da Seduc e se trata de um espaço destinado somente ao aluno, onde ele pode conferir o seu comprovante de matrícula, obter o seu boletim, assim como outros documentos e informações que possa

precisar. É uma forma descomplicada e mais rápida, sem que o aluno precise ir até a escola ou entrar em contato com a mesma.

Geralmente, tudo o que o aluno precisa para acessar o portal, é fornecer o seu número de matrícula e informar uma senha. A senha pode ser a sua data de nascimento ou um código de acesso dado pela própria Seduc, permitindo ao aluno o primeiro acesso ao portal, onde ele então cadastrará a sua nova senha. Os alunos de Rondônia que desejam acessar o portal, devem ir no link diario.seduc.ro.gov.br/portal/login.php e irem na opção “Cadastre-se”. Será necessário informar nome completo acompanhado do e-mail.

O sistema enviará um link de confirmação para o seu e-mail. Somente depois de confirmar, será possível cadastrar a senha e então ter acesso ao portal e a todos os serviços que ele disponibiliza.

Concurso Seduc

Os concursos da Seduc possuem como intuito selecionar pessoas interessadas em trabalhar na própria Secretaria de Educação e também nas escolas do estado. Sendo assim, é preciso conferir em cada edital quais são as vagas e os cargos que estão sendo oferecidos. Todos os concursos são anunciados pela própria Seduc geralmente em seu site ou ainda no site de quem está organizando o concurso.

Os concursos possuem duração de ou dois anos, sendo que todos os detalhes você pode acompanhar pelo edital. Caso você nunca tenha participado de nenhum concurso da Seduc anteriormente, poderá ficar por dentro de como tudo funciona, fazendo a leitura de um edital de um concurso anterior.

Dessa forma você já conseguirá sanar algumas dúvidas e começar a se preparar para o concurso que desejar participar.

Processo Seletivo

Os processos seletivos da Seduc dependem conforme as vagas e os cargos que são oferecidos. Em todos os casos, o processo seletivo possui pelo menos uma prova, onde o participante irá testar todos os seus conhecimentos. As provas podem ser diferentes para cada cargo, dependendo dos conhecimentos que são exigidos para as funções. Tudo isso será especificado no edital, por isso não deixe de efetuar a leitura.

Através dos processos seletivos da Seduc, você pode começar a atuar no órgão ou conseguir um novo emprego como professor. A melhor forma de ficar por dentro de todos os concursos e dos processos seletivos, é pelo próprio site da Seduc. Mesmo que você não seja professor nem aluno, pode acompanhar o portal com regularidade e ficar por dentro de todas as notícias, inclusive dos concursos que estiverem sendo realizados.

O portal Seduc é uma forma excelente dos professores, pais e responsáveis e alunos ficarem por dentro da área da educação de forma descomplicada. Está sempre sendo atualizado com as últimas notícias e também possui fotos e vídeos de eventos que são realizados. A Seduc também disponibiliza no site o plano estratégico da educação para os anos seguintes, assim todos os interessados podem ficar cientes em primeira mão. Caso você possua alguma dúvida, pode entrar em contato com a Seduc pelo site: www.rondonia.ro.gov.br/seduc

Top