São Paulo é a cidade mais atrativa para investimentos, diz pesquisa

A capital paulista é a cidade mais atrativa para investimentos na América Latina. É o que revela um levantamento realizado por analistas colombianos e…

Outras cidades do País, também aparecem na lista entre as dez primeiras.

A capital paulista é a cidade mais atrativa para investimentos na América Latina. É o que revela um levantamento realizado por analistas colombianos e chilenos, publicado nesta semana em Bogotá.

No ranking, a cidade brasileira é seguida de Santiago e Cidade do México no Inai (Índice de Atratividade de Investimentos Urbanos) de 2012, resultado de um levantamento do Cepet (Centro de Pensamento em Estratégias Competitivas) e da empresa de Inteligência de Negócios do Chile (IDN).

Outras cidades do País, também aparecem na lista entre as dez primeiras. O destaque foi para Porto Alegre que ficou em 6º lugar, uma posição à frente do Rio de Janeiro que, caiu três posições, neste ano. Belo Horizonte também aparece, e ficou com o 10º lugar.

São Paulo é líder no ranking devido a força de sua região, a extensão de sua economia, o progresso na educação superior, o volume de sua Bolsa de Valores e ainda pela presença de empresas multinacionais. Santiago, que até ano passado liderava a lista, foi desbancada, porém, segundo os pesquisadores, o Chile continua a ser a nação mais competitiva da América Latina.

Completam a lista das dez primeiras colocadas as seguinte s cidades: Lima, em 4º lugar, Bogotá em 5º lugar, Monterrey em 8 º e Buenos Aires em 9º lugar.

Saúl Pineda diretor do Cepet e Rodrigo Díaz, diretor executivo da IDN, destacaram a alta preponderância das cidades brasileiras e mexicanas entre as dez primeiras posições do levantamento de 2012. Há dois anos a IND e o Cepet realizam em parceria um ranking dos centros urbanos latino-americanos mais atrativos para investimento.

Top