Saiba como manter a concentração no trabalho

Pessoas falando, celular tocando, clientes chamando.  Não é  preciso muito para que nossa atenção seja dispersada durante o expediente de trabalho. O complicado é…

(Imagem: Foto divulgação)

Pessoas falando, celular tocando, clientes chamando.  Não é  preciso muito para que nossa atenção seja dispersada durante o expediente de trabalho. O complicado é se concentrar e manter a concentração.

O profissional que se desvia facilmente de suas tarefas, não só consegue realiza-las no prazo estabelecido, como também fica vulnerável para cometer erros. “Um erro durante a manhã pode acarretar uma série de problemas para o período da tarde. A distração e o esquecimento são as causas da maioria dos erros profissionais”, diz Renato Alves escritor e preparador mnemônico.

A auto-observação é o necessário para saber se a pessoa se distrai com facilidade ou não. Porém, a faciliade de se distrair não só depende de fatores externos. Ter uma alimentação saudável e uma boa noite de sono, são fatores que auxiliam o profissional a realizar suas tarefas com mais atenção.

“Como regra geral, concentração não pode ser definida como um elemento de posse, mas como um estado mental. Não se diz: ‘eu tenho concentração’ o correto é ‘eu estou concentrado’”, explica Renato. Para ter a capacidade de se concentrar onde e quando desejar é necessário exercitar a mente.

Confira a seguir importantes dicas dos especialistas:

Organize-se

Acabe com todas os artifícios que cause desvios de atenção da seu espaço de trabalho. Reduza o toque do telefone, coloque o celular para vibrar e, se possível se posicione de forma que a corrente das pessoas não o distraia.

Solicite ajuda

Ninguém gosta de trabalhar com barulhos. Solicitar para que os colegas falem mais baixo significa solicitar para que eles contribuam para tornar o local de trabalho mais agradável.

Faça intervalos

Levante para tomar um café, saia da sala e vá para algum ambiente silencioso. Pode ser qualquer lugar, o importante é ter um espaço para você possa relaxar durante alguns minutos para, então, voltar ao trabalho.

Trabalhe em horários alternados

“Procure trabalhar em atividades que exijam maior concentração naquele horário em que está tudo mais calmo e silencioso”, ensina Alves. Procure chegar uma hora antes do horário, esperar seus colegas irem embora ou trabalhe no horário de almoço. Mas lembre-se: é crucial dar uma pausa para o almoço, nem que seja alguns minutos antes ou depois de seus colegas.

Top