Saiba como funciona o Importa Fácil Correios

Você já conhece o serviço Importa Fácil dos Correios? Ele reduz os custos nos processos de importação de vários produtos. Por ser um processo de importação, os produtos precisam passar pela alfândega brasileira para efetuar o registro dos dados dos produtos […]

Por muitos anos, o serviço dos correios tem facilitado à vida de muitas pessoas em qualquer lugar do país. Este ano, houve uma greve nos serviços que atrasou a entrega de milhões de correspondências. No entanto, esta situação não exclui a capacidade deste órgão continuar prestando um bom serviço a toda a população, não apenas aqui no Brasil, mas também para quem reside fora do país ou até mesmo precisa enviar correspondências para outros lugares.

Você já conhece o serviço Importa Fácil dos Correios? Ele reduz os custos nos processos de importação de vários produtos. Por ser um processo de importação, os produtos precisam passar pela alfândega brasileira para efetuar o registro dos dados dos produtos. Posteriormente, ele é medido e pesado para que assim, os valores das taxas possam ser definidos. Salientamos que este serviço é bastante utilizado por muitas pessoas pelo fato de ter um custo bastante em conta e por ser bastante seguro.

Quanto ao frete, ele deverá ser pago no país de origem. Como os correios internacionais formam uma rede mundial através de parcerias e trocas de informações, sua encomenda será recebida pelos correios aqui no Brasil o qual ficará responsável por proceder com os processos de postagem e alfandegários para depois proceder com as entregas dos produtos. Enfatizamos que este procedimento ocorre da mesma forma em outros países. E como se dá o destino da encomenda? Vejamos logo a seguir.

Para que a postagem possa chegar aqui no Brasil e ser direcionada ao destino correto, é necessário que seu exportador/fornecedor faça as postagens no exterior através de uma modalidade postal em que a importação chegue diretamente nos correios do Brasil. Em alguns países como Alemanha, Suíça, Eslovênia, Holanda, Dinamarca e Áustria este processo pode não funcionar corretamente devido à terceirização dos serviços de correios.

Agora, já para as empresas que desejam fazer a opção por meio de seu representante legal no Siscomex devem endereçar os produtos para o serviço Importa Fácil Correios e assim optar pelo despacho próprio. Caro leitor, é importante conhecer as empresas de outros países que fazem os serviços de postagens e quais possuem um serviço mais fácil para que os produtos cheguem aos correios do Brasil de forma rápida e segura. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma das empresas que é referência neste tipo de serviço é a Express Mail Service; Ela envia as encomendas diretamente para os Correios Brasileiro.

Como este é um procedimento de envio de produtos para lugares mais distantes, é importante conhecer as regras do serviço, taxas e normas existentes no serviço de correios de outros países. Certamente, isto facilitará a sua vida quando precisar utilizar o serviço em momentos de imprevistos, emergências ou no dia-a-dia.

 

Top