sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023 - 03/02/2023 10:52:30
MundodasTribos

O processo sistemático de consulta do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) oferecido pela Receita Federal permite às empresas, em especial, aos Microempreendedores Individuais (MEIs), o acesso ao banco de dados que contém informações sobre a ativação no mercado de trabalho e os dados cadastrais de empresas.

Saiba como fazer consulta do CNPJ

Fonte/Reprodução: original

O que este artigo aborda:

O que é a consulta ao CNPJ?

A consulta ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica nada mais é do que o oferecimento de um processo sistemático da Receita Federal que permite o acesso de empresários ao banco de dados que contém informações sobre a ativação no mercado de trabalho e os dados cadastrais de suas empresas.

Entre outras palavras, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é um documento de identificação de uma empresa, em que a sua emissão é dada pelo Ministério da Fazenda por meio da Receita Federal.

Como consultar o CNPJ?

Para fazer a consulta do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, você conta com três meios de acesso para saber sobre a ativação no mercado de trabalho e os dados cadastrais de sua empresa:

  • Site da Receita Federal;
  • Portal do Empreendedor;
  • Site do Cartório de Protestos BR;
  • Aplicativo “CNPJ”.

Veja cada um deles com mais detalhes:

Como consultar o CNPJ no site da Receita Federal?

Para fazer a consulta gratuita do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica no site da Receita Federal, você precisa acessá-lo em seu computador ou, se preferir, no navegador de seu celular. Em seguida, digite o número do CNPJ desejado por você no campo indicado e, no momento seguinte, o comprovante de inscrição e a situação cadastral da empresa surgirão na tela do seu computador ou de seu celular.

Por meio do comprovante de inscrição, é comprovado a existência do empreendimento pesquisado e a situação cadastral é destacada com as seguintes informações: ativo, inativo, baixado ou cancelado.

Caso a situação cadastral de sua empresa esteja em uma situação inativa, baixada ou cancelada, é recomendado que você faça a verificação sobre o que está acontecendo com a sua empresa.

Além disso, quando é feita a busca pela consulta do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, você consegue acessar o banco de dados que contém informações como o nome e o endereço da empresa, a data de abertura, as atividades econômicas e a natureza jurídica.

Como consultar o CNPJ no site do Cartório de Protestos BR?

Para fazer a consulta gratuita do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica no site do Cartório de Protestos BR, você precisa acessá-lo em seu computador ou, se preferir, no navegador de seu celular do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB).

Por meio do serviço online, é possível que seja feito o resgate do histórico de cinco anos do CNPJ e/ou CPF que foi pesquisado por você.

Como consultar o CNPJ no aplicativo?

Para fazer a consulta gratuita do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica no aplicativo “CNPJ”, você precisa acessá-lo pelo seu celular Android ou iOS.

O aplicativo “CNPJ” é capaz de dar a permissão a você de consultar a situação cadastral de empresas e o acompanhamento de suas próprias solicitações de serviços.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Vestibular Unicamp 2013: datas, provas

Vestibular Unicamp 2013: datas, provas

Trabalhos em Rondônia

Trabalhos em Rondônia

Lifan 320 Preço, Fotos

Lifan 320 Preço, Fotos

7 ideias de negócios voltados para Pets

7 ideias de negócios voltados para Pets

Adolescência: Tempo de Mudar

Adolescência: Tempo de Mudar

Cursos técnicos do Senai Londrina 2012

Cursos técnicos do Senai Londrina 2012