Roteiro de Viagem para Urubici – Cidade Fria

Urubici é uma cidade que está localizada na Serra Catarinense e é considerada a cidade mais fria do Brasil com temperaturas registradas a 17,8ºC…

Urubici é uma cidade que está localizada na Serra Catarinense e é considerada a cidade mais fria do Brasil com temperaturas registradas a 17,8ºC negativos, imagina o frio dessa cidade. Um lugar perfeito pra quem gosta de frio, mas muito frio mesmo, além de ser a terra das hortaliças é também conhecida como a terra do turismo, do meio ambiente preservado, da natureza exuberante, das matas e araucárias, das cachoeiras e cascatas, dos esportes de aventuras, da pesca de trutas, do pinhão, conhecida também por ter o ponto mais alto do Sul Brasil: o Morro da igreja e outros mais. Urubici também se destaca pelo cultivo de maçãs, principalmente pela variedade Gala que é considerada a melhor de toda a região serrana, também conta com outro aspecto muito importante que é o cultivo de erva-mate, produto básico do tradicional chimarrão do gaúcho e muito apreciado nos países do MERCOSUL.

Paisagem Européia

Urubici é uma cidade privilegiada com paisagens muitas vezes comparadas com as da Europa e esta situada no ponto mais alto de Santa Catarina, em todos os caminhos os visitantes encontram surpresas jamais vistas em outros lugares, as cascatas revelam o respeito que a população local tem por sua terra que pode ser percebido pela preservação desses lugares de belezas indescritíveis e tudo formado por obra da natureza. O município fica localizado a 171 km de Florianópolis e faz parte do Parque Nacional de São Joaquim. Entre as várias atrações turísticas vamos citar algumas delas, confira a baixo:

Atrações turísticas de Urubici

– Morro da Igreja – o Morro da Igreja é o ponto mais alto habitado da Serra Geral com 1.822 m de altitude e é comum cair neve nos meses de junho e julho e é justamente este espetáculo muito incomum aqui no Brasil que faz turistas de todo país procurar a cidade de Ubirici durante o inverno. A temperatura mínima recorde aqui no Brasil foi registrada no ano de 1996 de 17,8ºC negativos no termômetro, mas com os ventos a sensação térmica era de 40ºC negativos. É no Morro da Igreja que se tem a vista mais tradicional do cartão postal de Ubirici: A Pedra Furada, mas além dela pode se ver vários tons de verde e em dias bem claros e limpos, é possível avistar até o litoral de Santa Catarina.

– Pedra Furada – uma formação rochosa que parece uma escultura natural em forma de janela, com uma abertura que mede aproximadamente 30 metros de circunferência. Ubirici tem muitas lendas sobre tesouros enterrados e volta e meia se ouve falar de que alguém encontra cofre, caixa ou arca com ouro, por que no tempo das madeireiras era muito comum as pessoas enterrarem suas pequenas fortunas. Mas com certeza, a lenda mais antiga sobre tesouros é a dos Jesuítas que esconderam quarenta cargueiros de ouro e prata em frente á janela furada antes de serem expulsos pelos índios. É possível visitar a janela furada, mas apenas com guias e é através de trilhas.

– Cascata Véu de Noiva – é muito bonita a pedra com tonalidade escura e com ondulações suaves, a água que escorre faz mesmo referência ao véu de noiva. Na cachoeira é oferecida a atividade de tirolesa.

– Gruta Nossa Senhora de Lourdes – a gruta natural tem uma pequena queda d’água que desce por um paredão de pedras e desde o ano de 1994 abriga uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes e outras tantas imagens sacras que foram depositadas por fiéis ao longo dos anos. A sua visitação é aconselhada para o meio dia por causa da iluminação, por ser um lugar escuro nesse horário o sol é bem alto e entra em maior quantidade.

– Cascata do Avencal – cascata que possui 100 metros de queda livre e é muito utilizada para a pratica de RAPEL e pode ser visitada tanto pela parte de cima quanto pela parte de baixo. Fica localizada a 8 km da cidade.

– Cascata Sete Quedas – situa-se na localidade do Campestre a 7 km da cidade e tem uma sequencia de sete cachoeiras que são encontradas ao longo da caminhada da trilha local.

– Belvedere Mirante – local onde se pode ter a visão panorâmica de Ubirici a 1175 m de altitude e fica a 3 km da cidade.

Opção de hospedagem

– Pousada Alternativa Aconchego da Serra

Contato: (49) 3278-4127

Concluindo

Urubici não deixa de ser mais um local paradisíaco feito pela natureza para que os seus habitantes e visitantes da região e de todo o Brasil possam usufruir de suas belezas naturais. Se você gosta de curtir a natureza e de conhecer lugares exuberantes, então você deve visitar Ubirici, com certeza você irá se apaixonar.

Top