Roacutan Preço, Bula, Efeitos Colaterais

Não faz muito tempo, mas o Roacutam passou a se tornar conhecido devido a sua utilização para a beleza e estética de pele, ou…

Por Redacao em 29/06/2011

Não faz muito tempo, mas o Roacutam passou a se tornar conhecido devido a sua utilização para a beleza e estética de pele, ou seja, este medicamento é uma forma de tratamento do aparecimento de acnes. São muitas as pessoas que fazem o uso deste remédio para acabar de vez com este problema antiestético que acaba com a tranquilidade de todos, apesar de possuir alguns efeitos colaterais. O Roactutan é composto pela isotretionína, um fármaco que possui quimicamente o ácido 13-cis-retinóico, isômero sintético da tretinoína, sendo utilizado como medicamento quimioterápico para determinados tipos de câncer de pele, e claro, para o tratamento de acne severa ou da pele rosácea.

Desta forma, Roacutan é apenas a marca popularmente conhecida do isotretionína, apesar de existirem também as fórmulas genéricas no comercio farmacêutico. Contudo, o Roacutan é recomendado apenas para pessoas que sofram dos casos mais severos e graves de acne, pois os efeitos colaterais são vários, apesar de que este é um fator que varia de pessoa para pessoa e que podem ser controlados com o auxílio de um médico. No entanto, o efeito colateral mais grave considerado pelos especialistas é a teratogenia, onde o seu uso durante a gestação pode resultar em anormalidades e malformações no desenvolvimento embrionário ou fetal. Por este motivo, seu uso é proibido durante a gestação, assim é recomendado que as mulheres façam o teste de gravidez antes de começar a realizar tal tratamento.

Além disso, de acordo com alguns estudos com o isotretionína, não existem relações deste fármaco para com ansiedade, depressão e tentativas de suicídio, ou seja, não há comprovações de que o medicamento age também no sistema nervoso central. Dentre os efeitos colaterais, os quais são reversíveis, destacam-se:

-Ressecamento labial, efeito presente em 100% dos casos;
-Ressecamento intenso da pele;
-Dores musculares e nas articulações;
-Ressecamento das mucosas da boca, do nariz, do órgão genital e dos olhos;
-Queda e ressecamento de cabelo;
-Dor de cabeça;
-Aumento do colesterol e triglicerídeos;
-Modificações das enzimas hepáticas;
-Sangramento nasal, problema resultante ao ressecamento da mucosa;
-Diminuição da imunoresistência;
-Complicações respiratórias, como asma, bronquite e outras;

Contudo, assim como para qualquer outro medicamento, é de grande importância que você faça tenha o conhecimento das informações escritas na bula. No entanto, se você a perdeu e está em busca das contra-indicações, ação, advertências e precauções, e outras informações relacionadas ao Roacutan, saiba que você pode ter acesso a bula através de páginas virtuais na internet.

Isso mesmo, atualmente existem sites específicos em fornecer bulas de medicamentos de todos os tipos para facilitar a vida do internauta, assim, acesse o site Bulas.med.br e confira a bula do Roacutan e tire todas suas dúvidas. Quanto ao preço deste forte medicamento, este é um fator que pode variar entre as farmácias e drogarias, no entanto, seu preço gira em torno de 140 reais para o original e 80 reais para fórmula genérica. No entanto, se você possui baixa renda e precisa verdadeiramente fazer o uso do Roacutan, saiba que você consegue adquiri-lo gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS), assim para consegui-lo gratuitamente é preciso passar por um clínico geral e por um dermatologista da rede pública de saúde, e este profissional deve solicitá-lo através de receituário médico. Lembre-se de que a automedicação sem conhecimento pode trazer riscos, por isso, todo cuidado é pouco. Cuide-se!

Top