Residência Médica 2010 – Inscrições

A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço,…

Por Isabella Moretti em 13/01/2010

A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

Legislação: O Programa de Residência Médica é desenvolvido no INCA de acordo com o Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, que regulamenta a Residência Médica, cria a Comissão Nacional de Residência Médica e dá outras providências; Lei nº 6.932, de 7 de julho de 1981, que dispõe sobre as atividades do médico residente e dá outras providências, alterada pela Lei nº 8.725, de 5 de novembro de 1993. A legislação específica referente às resoluções poderá ser consultada no sítio: http://www.mec.gov.br/sesu/residencia

A residência médica é um processo importante para a formação do estudante de medicina, mas somente os profissionais mais dedicados conseguem aprovação no concurso e assim ocupar uma vaga no programa de residência. Além de adquirir experiência, o médico iniciante também recebe um bom salário.

Os hospitais no Rio de Janeiro para residência médica são aliados das universidades que promovem a graduação em medicina, ao se tornar um membro da equipe, o estudante começa a ver de perto os desafios da sua profissão, a necessidade dos pacientes e a carência que a saúde pública tem do seu trabalho.

As 442 vagas para residência medica RJ começam a ser ocupadas em fevereiro de 2010, os candidatos tiveram que passar pelo processo seletivo organizado pelo Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. As vagas estão distribuídas entre as seguintes especialidades: clínica médica, pediatria, cardiologia, infectologia e cirurgia geral.

O programa de residência médica da UERJ é um dos melhores do Brasil, os médicos que conseguem ocupar uma vaga trabalham período integral e plantões (carga horária de 60 horas semanais), recebendo uma bolsa-auxílio equivalente a R$ 1.916,45. As inscrições para residência médica 2010 da UERJ foram encerradas em setembro de 2009, mas outras oportunidades estão sendo oferecidas pelas instituições de ensino.

Universidades particulares também promovem o programa de residência médica, como é o caso da PUC-PR, que realizou o seu processo seletivo em três fases e já divulgou o resultado oficialmente. Em São Paulo, a USP está sempre abrindo inscrições para residência médica através do FMUSP.

As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil foram beneficiadas com o programa de residência médica do CIGES (Comissão Interministerial de Gestão da Educação na Saúde), com 480 vagas disponíveis. O projeto fez parceria com hospitais e 72 instituições de ensino. As vagas estão distribuídas entre as especialidades: neonatologia, geriatria, clinica médica, pediatria, medicina intensiva, psiquiatria e anestesiologia.

Público-Alvo: Médicos

Duração: definida em função do curso

Carga horária: 2.880 horas/ano

Regime: 60 horas/semana

Seleção: processo seletivo anual

Certificação
Será conferido certificado de Residência Médica ao discente que cumprir os critérios de avaliação constantes no Regimento dos Programas de Residência Médica do INCA

Coordenação Geral
Sheila Pereira da Silva e Souza
Coordenação de Educação / CEDC
Rua do Rezende, 128
20231-092 – Centro – Rio de Janeiro- RJ
Tel: (021) 3970-7860
[email protected]

Mais Informações
Secretaria Acadêmica / SECAD
Rua do Rezende, 128
20231-092 – Centro – Rio de Janeiro ¿ RJ
Tel: (021) 3970-7944
Fax: (021) 3970-7125
[email protected]
Atendimento ao público: 9h às 16h

Top