A renovação de matrículas do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) deve ser feito duas vezes ao ano no ano letivo, sempre ao final do semestre. Este processo obrigatório também é chamado de aditamento e serve para atualizar informações contratuais do beneficiário ou alterar alguma cláusula do contrato, garantindo a permanência do estudante ao financiamento.
O processo de renovação de matrículas do FIES pode ser feito pelo site do sisFies quando não é necessário alterar informações, somente atualizar o valor das mensalidades. Já se for necessário mudar dados do aluno, curso, universidade ou fiador, será preciso comparecer ao CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da instituição de ensino.
Renovações de matrículas do Fies como fazer
O aditamento do Fies é a renovação semestral do benefício, que deve ser feita por todos os universitários que têm acesso ao financiamento estudantil, para continuar a recebê-lo e estudar normalmente. Siga os passos abaixo para conseguir manter o seu cadastro atualizado:
- Acesse o site oficial do SisFIES (http://sisfiesportal.mec.gov.br);
- No lado esquerdo clique na aba “Aditamento de contrato”;
- Digite o seu CPF, a senha cadastrada e o código de verificação;
- Clique em “entrar”;
- Se os seus dados estiverem todos corretos clique em “Ok”
- Confirme os dados sobre o valor da mensalidade e carga horária;
- Se estiver tudo ok clique em “Confirmar aditamento”
- Pronto, a sua matrícula do FIES foi renovada. Agora basta levar o comprovante de aditamento impresso até a CPSA da instituição de ensino em que está matriculado;
- Caso, neste processo você tenha precisado mudar algum dado aparecerá um informativo do sistema dizendo para comparecer à CSPA. Neste caso será preciso realizar o aditamento não simplificado. Veja abaixo como fazer.
Aditamento não simplificado – Como fazer?
Se a sua renovação for não simplificada, será necessário comparecer também ao agente financeiro, após pegar a DRM, apresentando documentos para regularizar a situação (verifique a lista na CPSA).
Depois de conseguir o documento de matrícula com a instituição financeira deve-se se dirigir até o agente financeiro da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil para garantir a renovação do contrato. O banco deverá emitir um comprovante.
Após a solicitação do aditamento na instituição educacional ou pelo sistema do SisFIES há um prazo de até 10 dias para que se consiga finalizar o procedimento. Tanto na instituição financeira quanto na CPSA da universidade será preciso levar alguns documentos para não perder a viagem.
Documentos para a renovação
No caso do aditamento não simplificado, leve consigo os seguintes documentos:
- RG do fiador e do estudante;
- CPF do fiador e do estudante;
- Comprovante de residência com no máximo 90 dias de expedição (pode ser contrato de aluguel, conta de água, luz, gás, telefone, internet e afins);
- Certidão de casamento (se houver);
- Termo de concessão de bolsa do Prouni (se for o caso);
- Comprovante de rendimentos do fiador (pode ser holerite, extrato bancário, carteira de trabalho ou contribuição com o Imposto de Renda);
- Comprovante de matrícula do estudante;
Desde 2017 não é mais preciso ter fiador para conseguir ter o financiamento estudantil aprovado. Para saber como conseguir, confira a matéria completa sobre FIES sem fiador.
Como finalizar o aditamento
Para finalizar a renovação do Fies, imprima o comprovante, e assim que terminar o processo online, o estudante deve ir à CPSA da sua universidade para retirar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) assinado.
Lembre-se que para garantir a continuidade do seu benefício é preciso também pagar o boleto das parcelas trimestrais no valor de R$ 50,00. Você pode acessar o boleto no site oficial da Caixa, Banco do Brasil o do FIES. Confira o tutorial completo de como conseguir a 2ª via da fatura no texto sobre boleto FIES.
Outra dica importante é ficar atento aos prazos para aditamento do Fies, para não ter problemas ao renovar o benefício. Maiores informações podem ser obtidas no site do Fies ou pelo telefone 0800-616161.
Prazo para renovação de matrícula
A renovação deve ser feita a cada fim de semestre (de maio a abril no primeiro semestre e de setembro a dezembro no segundo semestre). Todos os anos o Ministério da Educação divulga os prazos oficiais quais costumam coincidir com o período que o aluno faz a rematrícula do curso. Para consultar os prazos atuais do aditamento do FIES confira acesse o site SisFIES (Clique AQUI).
Caso tenha ficado qualquer dúvida sobre o processo de renovação da matrícula confira mais detalhes no texto sobre aditamento FIES.