Relembre as bandas lendárias do Rock

O rock é o estilo musical que mais causa rebuliços no mundo, graças às atitudes rebeldes de integrantes de bandas e dos seus fãs.…

Por Editorial MDT em 13/11/2011

O rock é o estilo musical que mais causa rebuliços no mundo, graças às atitudes rebeldes de integrantes de bandas e dos seus fãs. Porém, ele é um estilo clássico, ou seja, que não morrerá jamais, apesar dele sofrer inúmeras influências e ter vários estilos, que vão desde o rock pop ao heavy metal. Por isso, relembre as bandas lendárias do rock que entraram tanto para a história do rock quanto para a história mundial.

A primeira banda de rock a fazer sucesso mundial certamente foram os Beatles, de Liverpool, Inglaterra. John, Paul, George e Ringo começaram a carreira apresentando-se em bares de subúrbio, em troca de cerveja e, com muita batalha e talento, conseguiram chegar ao topo do mundo, com milhões de discos e CDs vendidos até hoje.

Os Beatles são famosos porque as suas músicas são contemporâneas em qualquer época. Ainda não houve uma banda que conseguisse passar por estilos tão diferentes, durante uma carreira. Eles começaram tocando músicas simples, o chamado “Iê-iê-iê”, até chegarem a músicas psicodélicas em “Revolver” e a mais introspectivas como nos álbuns “Let it Be” e “Abbey Road”. Infelizmente, após 10 anos de carreira, os Beatles se separaram, deixando muitas saudades entre os seus fãs.

Outra banda que entrou para a história do rock, por causa da inovação musical, foi o Led Zeppelin, que introduziu o som pesado advindo do blues rock. Segundo alguns críticos, eles foram os progenitores do heavy metal e do hard rock. As guitarras gritantes, a bateria pesada e o vocal inimitável de Robert Plant fazem dessa banda, um ícone para os roqueiros de todo o mundo, que sempre aprendem a tocar violão com a lendária “Stairway to Heaven”.

Ao mesmo tempo, o Pink Floyd vinha com uma proposta diferente da do Led: o psicodelismo e o progressivismo como forma de expressão. Músicas com letras surreais faziam parte do repertório inicial da banda. Com o passar do tempo, os integrantes do grupo começaram a entrar em uma fase mais séria, em que os seus discos se tornaram ícones da música mundial como o “Dark Side of the Moon”, conhecido como o melhor disco de todos os tempos e “The Wall”, uma ópera rock que foi transformada em filme. Então, com capas de discos surreais e shows muito bem elaborados, além de músicas inesquecíveis, o Pink Floyd se tornou uma das bandas mais influentes e comercialmente bem-sucedidas da história do rock, vendendo mais de 200 milhões de cópias em todo o planeta.

Em 1974, surge a lendária banda Ramones, precursora do movimento punk, que tinha na música, na vestimenta e no comportamento o seu estilo de vida. Enquanto bandas como Led Zeppelin e Pink Floyd faziam músicas cada vez mais elaboradas, na Inglaterra, os Ramones tocavam as suas músicas com apenas 3 acordes, voz irritante e bateria forte, nos Estados Unidos. Além do mais, eles usavam roupas características como coturnos, jaquetas de couro e calças pretas apertadas, que dominaram toda uma geração e alguns grupos ainda hoje.

Essas são apenas algumas das bandas lendárias do rock, que mudaram a história da música e da sociedade. Por isso, mesmo que tenham acabado, continuam influenciando muitas pessoas que gostam da boa música mundo afora.

 

 

 

Top