Regras para usar FGTS na compra do imóvel

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS ) é um valor que o empregador deposita todo mês em uma conta da Caixa Econômica…

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS ) é um valor que o empregador deposita todo mês em uma conta da Caixa Econômica Federal, nominal ao seu empregado. Quando essa pessoa beneficiada é demitida sem ser por justa causa, acaba tendo direito de receber esse valor guardado durante o período de trabalho. Se a empresa não depositar mensalmente o FGTS, o empregador é obrigado a realizar a quitação do valor integral corrigido assim que a pessoa é demitida.

Leia mais sobre: FGTS para reforma: como usar

O FGTS deve ser depositado todo mês pelo empregador (Foto: Divulgação)

Utilização do FGTS na compra da casa

Quem continua empegado e tem em sua conta da Caixa Econômica Federal um valor referente ao seu Fundo de Garantia consegue se beneficiar na hora de fazer aquisição de uma casa própria. Confira a seguir quando o FGTS pode ser usado na compra de um imóvel:

– Na aquisição de imóvel residencial urbano concluído o valor na conta do Fundo de Garantia pode ser utilizado das seguintes formas:

  • Pagamento parcial ou total do preço de aquisição do imóvel;
  • Investimento em quitação de lance na obtenção da Carta de Crédito ou como complemento do valor dessa carta para pagamento da parcela de recursos próprios, quando o consorciado permanecer com saldo devedor na Administradora de Consórcio devidamente habilitada pelo BACEN a operar com “Consórcio de Imóveis”.

Saiba mais sobre: Uso do FGTS para reforma do imóvel

Veja as regras do FGTS para financiamento junto a Caixa (Foto: Divulgação)

Investimento do FGTS na construção de imóvel residencial urbano

O Fundo de Garantia pode ser utilizado na construção de imóvel residencial urbano. O valor também pode ser parte ou cobrir totalmente os recursos necessários para a construção. A operação deve ser realizada somente se for vinculada a um financiamento ou a um programa de autofinanciamento contratado com Construtora, Cooperativa Habitacional ou Construtor pessoa física.

Leia Também:  Como ganhar dinheiro com obras de arte

Regras de utilização do FGTS na compra do imóvel

Os FGTS pode ser utilizado na compra de um imóvel se o titular da conta não tiver nenhum outro imóvel residencial financiado. Também é exigido que a casa seja na cidade que a pessoa more ou que tenha uma ocupação. As demais regras são as tradicionais de um financiamento convencional, e devem ser consultadas periodicamente junto a Caixa, pois alguns sofreram alterações recentes.

Top