Receita de salpicão de pernil

O salpicão é, resumidamente, uma salada, que leva ingredientes diversos, porém não folhosos. É conhecido por trazer a mistura de ingredientes salgados e doces,…

O salpicão é, resumidamente, uma salada, que leva ingredientes diversos, porém não folhosos. É conhecido por trazer a mistura de ingredientes salgados e doces, temperados com salsão, pimenta, sal, azeite e até hortelã. A ideia é mesclar ingredientes e fazer um prato simples e refrescante. Muitos optam por fazer salpicão para o ano novo ou para o natal, o que fez deste prato algo bastante tradicional, nas festas de fim de ano. Os ingredientes também variar, conforme o gosto dos membros da família. Aprenda, a seguir, uma receita de salpicão de pernil, que pode ser feito com sobras do jantar ou preparado especialmente para ele.

Salpicão é simples e refrescante (Foto: Divulgação)

Ingredientes para salpicão de pernil

– 500 g de pernil de porco, assado e desfiado. Se preferir, você pode cortá-lo em cubos, também. Caso opte por assá-lo especialmente para o prato, deixe-o marinando, de um dia para o outro, em limão, sal e pimenta do reino

– 500 g de batatas cozidas e picadas em cubos pequenos

– 1 xícara (chá) de salsão picado em pedaços bem pequenos

– 1 maçã verde picada em cubinhos. Deixe os pedaços em água com algumas gotas de limão, até o momento do preparo

– 150 g de bacon picadinho (ou presunto em cubinhos)

– 1/ xícara (chá) de passas de uva

– ½ cebola pequena, picadinha

– 1 dente de alho picadinho (opcional)

– 1 lata de milho verde

Barquinhas acompanham bem o salpicão (Foto: Divulgação)

– 1 pote pequeno de iogurte natural

– 4 colheres (sopa) de maionese (ou uma quantidade à gosto)

– sal, pimenta do reino, outro tipo de pimenta, azeite e hortelã, à gosto.

Modo de preparo do salpicão de pernil

Para o preparo do salpicão de pernil, basta dourar o bacon ou o presunto (este também pode ser usado cru). Aproveite a gordura do próprio bacon ou, se preferir, use azeite. Assim que ele estiver douradinho, acrescente a cebola e o alho. Em seguida, coloque o pernil desfiado, deixando que estes ingredientes dourem bem.

Para finalizar, é só misturar todos os outros ingredientes aos que foram ao fogo, temperando-os. Mexa bastante, espere que esfriem e leve à geladeira. Deixe que o prato permaneça lá, até o momento de servi-lo.

Pode-se adicionar batata palha ao salpicão (Foto: Divulgação)

Na receita de salpicão de frango, em geral são usados três tipos de pimentão, cortados em tirinhas. Caso prefira, você também poderá adicionar tais ingredientes ao salpicão de pernil.

Outra dica para que o seu jantar fique ainda mais apetitoso é usar forminhas de massa filo ou massa de pastel, recheando-as com o salpicão. Para esta receita, podem ser usadas 30 cestinhas, em média. Basta colocar a massa em forminhas e assá-las.


Top