Receita de Ovo de Páscoa caseiro

Receita de Ovo de Páscoa caseiro

A receita de ovo de páscoa caseiro é uma ótima opção para quem deseja tornar essa data ainda mais saborosa e, até mesmo, lucrativa.…

Por Editorial MDT em 16/03/2015

A receita de ovo de páscoa caseiro é uma ótima opção para quem deseja tornar essa data ainda mais saborosa e, até mesmo, lucrativa. A iguaria pode ser dada de presente aos familiares ou se transformar em uma ótima oportunidade de negócio, afinal, muitas pessoas estão em busca de chocolate caseiro para comprar.

Receita de Ovo de Páscoa caseiro. (Foto: Divulgação)

Em época da Páscoa, todos os anos, a variedade de ovos de chocolate que surgem nos supermercados é muito grande. É, também, em todos os anos que os consumidores torcem o nariz, quando se deparam com os preços dos produtos. Para quem tem família grande, com muitas crianças, principalmente, fica um pouco difícil presentear todos, com os ovos industrializados. Por isso, muitos optam pelo ovo de páscoa caseiro, que também fica delicioso e alivia bastante os gastos dos pais.

Leia mais: Como fazer ovos de Páscoa caseiros, passo-a-passo

Receita de Ovo de Páscoa caseiro

Aprenda a fazer um ovo delicioso. (Foto: Divulgação)

Confira a seguir o passo a passo para fazer uma receita de ovo de páscoa caseiro:

Ingredientes para o ovo de Páscoa

– 340 g de chocolate ao leite ou meio amargo (correspondem a 2 barras de 170 g);

– forma para ovo de Páscoa de 250 g

– esta quantidade de chocolate será suficiente para um ovo de 250 g e irá sobrar um pouquinho;

– dica: se não quiser que o chocolate fique muito doce, você pode misturar uma barra ao leite e uma barra de meio amargo.

Como fazer ovo de Páscoa caseiro

Ingredientes necessários. (Foto: Divulgação)

– Pique bem as duas barras de chocolate, misturando-as. Divida-o em três partes e reserve uma parte, usando apenas 2/3 do chocolate.

– Leve o chocolate ao micro-ondas, na potência alta, durante 30 segundos.

– Retire do micro-ondas, mexa bastante e volte ao aparelho, repetindo a operação, até que o chocolate esteja bem derretido. Então, misture o restante do chocolate reservado, mexendo bem, até que os pedacinhos se dissolvam. Esse processo é importante, pois irá impedir que o chocolate derreta, depois que o ovo estiver pronto. Chama-se “temperagem”.

– Você também pode fazer o mesmo procedimento, sem micro-ondas. Basta usar as mesmas medidas, derretendo o chocolate em banho-maria;

– Feito isso, espere até que o chocolate esfrie, em temperatura ambiente (não colocar na geladeira!).

Aprenda também: Receita Ovo de Páscoa Trufado

– Agora, coloque 2 colheres (sopa) na forma para ovo de páscoa. Em seguida, usando a parte das costas da colher, espalhe o chocolate na forma, começando pelo centro e seguindo, em direção às bordas.

– Tome cuidado para não deixar falhas no chocolate e para que a camada não fique fina demais; espalhe bem.

– Ao terminar de espalhar o chocolate, bata, com delicadeza, a fundo da forma, numa superfície plana (a pia, por exemplo), para que as bolhas de ar do chocolate saiam.

Basta colocar o chocolate dentro da forma e espalhá-lo, do centro às bordas (Foto: Divulgação)

– Agora, vire a forma com a boca para baixo, para que o excesso de chocolate escorra. Faça-o, dentro do recipiente com chocolate derretido que sobrou.

– Limpe as bordas da forma e coloque-a, com a abertura para baixo, sobre uma superfície plana móvel (como uma taboa ou assadeira) e leve ao congelador, durante 5 minutos.

– Repita o procedimento, com a outra parte do ovo.

– Agora, sobre o chocolate endurecido, faça uma segunda camada de chocolate, usando a porção derretida. Se achar necessário, faça uma terceira camada. Repita o procedimento com a colher e deixe no congelador, por mais 5 minutos.

– Ao terminar o procedimento, deixe as formas no congelador, durante mais 10 minutos ou até que o plástico da forma fique com aparência opaca.

Retire o ovo do congelador e desenforme. (Foto: Divulgação)

– Retire do congelador e desenforme. Após desenformar o ovo, é preciso deixar as duas partes em descanso, durante 10 horas, em local seco e arejado, em temperatura ambiente.

– Para finalizar, escolha uma bela embalagem e embrulhe o ovo de Páscoa caseiro. Você também pode fazer bombons para recheá-lo, usando a mesma técnica. Basta comprar as forminhas para bombons. Pode, também, fazer o ovo de Páscoa recheado ou, ainda, decorar os ovos de Páscoa.

Você ainda tem dúvidas sobre como fazer a receita de ovo de páscoa caseiro? Então assista ao vídeo abaixo:

Top