Decoração criativa para escritório – ideias, como fazer, fotos

O escritório é um ambiente de trabalho que necessita de uma decoração sob medida, sendo capaz de satisfazer os funcionários e melhorar a produtividade.…

Por Isabella Moretti em 19/01/2012

Além da decoração descontraída, o escritório conta com uma parede laranja que estimula a criatividade

O escritório é um ambiente de trabalho que necessita de uma decoração sob medida, sendo capaz de satisfazer os funcionários e melhorar a produtividade. Para romper com o padrão sóbrio, neutro e discreto, algumas empresas estão inovando os conceitos para montar escritórios criativos e agradáveis.

A nova proposta de decoração tem sido trabalhada por grandes empresas, como é o caso do Google, Facebook e Red Bull. No entanto, o conceito de criatividade aplicado na aparência do ambiente profissional ainda não se consagrou no Brasil. Enquanto o design não abandona a monotonia, as empresas investem em um arranjo físico básico, simples e funcional.

O que o escritório criativo tem de diferente?

Escritório do Facebook

Cada espaço se diferencia do outro por causa da personalidade. O senso criativo faz com que a descontração também esteja presente na rotina dos profissionais, aliviando o estresse. A montagem do espaço vai muito além de uma mesa ampla, cadeira com regulagem de altura e estante para armazenar arquivos. Na verdade a proposta de decoração chega a ser temática, ousada e caracterizada por áreas diferentes.

Pelo mundo a fora, já existe escritórios com sala de bate-papo, academia, salão de jogos, lanchonete personalizada e áreas de relaxamento. Ir para o trabalho se transforma então numa tarefa mais divertida e o profissional encontra motivação para desenvolver as atividades.

O novo conceito em decoração de escritórios passa a valorizar a liberdade e descontração. A irreverência de alguns espaços serve de estímulo para a criatividade, fazendo com que os resultados do trabalho sejam ainda melhores. Os funcionários na verdade não contam com mordomias, eles apenas recebem estímulos do ambiente como um meio de melhorar a produtividade.

Quando o espaço profissional adota irreverência, muitas cores e elementos temáticos, ele acaba atribuindo novas características a sua identidade. Desta forma, é necessário ter muito cuidado para aplicar a criatividade no ambiente de trabalho. Um exemplo desta perspectiva é o fato de uma agência de publicidade não apresentar a mesma decoração que um escritório de advocacia. O visual ousado vai contra os valores de determinadas empresas.

Pequenas mudanças em função da criatividade

Um elemento Pop Art na parede e cadeiras amarelas já deixaram o escritório descontraído

Caso a empresa não tenha verba o suficiente para investir em nichos criativos e estruturas irreverentes, pequenas alterações podem ajudar a deixar o escritório com uma aparência diferenciada do convencional. As paredes coloridas e os acessórios divertidos para a mesa de trabalho são algumas sugestões bem interessantes.

Fotos de escritórios criativos

Encontre inspiração na galeria de imagens para mudar o visual do escritório ou home office.

Top