Receita de Arroz à parmegiana

Com uma cobertura de queijo ralado, o arroz à parmegiana é uma opção saborosa para preparar no almoço. A receita pode ser mais simples,…

Por Editorial MDT em 15/10/2012

Com uma cobertura de queijo ralado, o arroz à parmegiana é uma opção saborosa para preparar no almoço. A receita pode ser mais simples, preparada já com o arroz cozido, ou mais elaborada, com molho à bolonhesa.

Receita de Arroz à parmegiana

Ingredientes

3 xícaras (chá) de arroz cozido al dente

250 gramas de mussarela fatiada

4 tomates cortados em rodelas

2  berinjelas médias cortadas em fatias

Óleo para fritar

Azeite a gosto

1 xícara (chá) de queijo ralado

Pimenta a gosto

Sal a gosto

Receitas podem ser feitas com arroz cozido ou cru (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Coloque as berinjelas de molho em uma vasilha com água e sal durante alguns minutos. Depois, esprema-as para remover a água excedente. Aqueça óleo em uma frigideira e frite a berinjela. Ponha as fatias em cima de um papel absorvente para eliminar o excesso de óleo. Tempere as fatias de mussarela com pimenta e sal. Regue-as com azeite e reserve. Intercale camadas de arroz, fatias de berinjela, rodelas de tomate e mussarela em um refratário. Finalize com uma camada de arroz e adicione o queijo ralado. Asse em forno preaquecido na temperatura de 200°C até que o arroz à parmegiana fique dourado.

Arroz à parmegiana (Foto: divulgação)

Receita 2

Ingredientes

2 copos de arroz

500 gramas de carne moída

300 gramas de queijo picado ou ralado grosso

2 tomates

1 cebola

1 copo de suco de laranja

1 copo de caldo de carne

3 colheres (sopa) de massa de tomate

1 xícara (café) de molho de soja

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de açúcar

2 copos de água fervente

Óleo ou azeite

Incremente a receita com carne moída (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Veja o passo a passo para fazer a receita de arroz à parmegiana: em uma frigideira, com um fio de óleo ou azeite, refogue a carne moída. Junte o molho de soja e aguarde a carne começar a ficar dourada. Peneire a farinha de trigo por cima. Mexa e aguarde cozinhar. No liquidificador, bata os tomates, a cebola, o suco de laranja, o caldo de carne, a massa de tomate e o açúcar. Misture o creme à carne refogada e deixe o molho cozer até ficar encorpado.

Veja também: Receita de arroz de forno

Receita de arroz de forno com requeijão

Para montar a receita de arroz à parmegiana, unte um refratário com óleo e coloque um copo de arroz sobre ele. Ponha por cima, o molho, mais um copo de arroz e finalize com o queijo ralado. Jogue a água fervente sobre os ingredientes e leve para assar em forno na temperatura média por cerca de 40 minutos ou até que o arroz fique macio.

Top