Quem pode declarar IR pelo celular

Já está disponível o aplicativo “Pessoa Física”, da Secretaria da Receita Federal, que permite o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2013 através…

Já está disponível o aplicativo “Pessoa Física”, da Secretaria da Receita Federal, que permite o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2013 através de smartphones e tablets com sistemas operacionais iOS (usados em dispositivos Apple, como iPhohe e iPad) e Android.

De acordo com a Receita, cerca de cinco milhões de contribuintes devem usar a ferramenta. Lembrando que o prazo para a entrega das declarações feitas pelo celular também termina no dia 30 de abril.

Veja algumas dicas para declarar IR pela primeira vez.

 

Como declarar IR pelo celular

Neste ano, cerca de cinco milhões de contribuintes devem enviar a declaração pelo celular. (Foto: Divulgação).

Para declarar o IR pelo celular, o contribuinte deve baixar o programa na loja virtual do seu aparelho. Após o download, ele deve clicar na opção “m-IRPF” para ser levado a uma página onde poderá iniciar o preenchimento do documento, informando antes o número do seu CPF e um código de acesso.

O próximo passo é confirmar os termos de uso do aplicativo e preencher um pequeno formulário com seu nome, data de nascimento e endereço. Então, ele deve clicar no segundo ícone da esquerda para a direita, na parte inferior da tela, e insirir as informações de seus dependentes e alienados.

O aplicativo está disponível para aparelhos com sistema operacional iOS e Android. (Foto: Divulgação).

Os dados dos rendimentos são colocados na opção do meio. No botão “+”, ele pode selecionar o tipo de rendimento que deseja: rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica ou rendimentos isentos e não tributáveis.

Já na opção “pagamentos” (segundo ícone da direita para a esquerda), é possível informar os gastos que ele obteve com saúde, por exemplo (pagamentos a médicos, dentistas, entre outros). No último ícone (primeiro da direita para a esquerda), o usuário tem acesso área de “Bens e Direitos”.

Continuar Lendo  Hotéis mais Caros de Curitiba

Finalizando o preenchimento, basta escolher entre as opções “desconto simplificado” e “deduções legais” e clicar em “Transmitir” para que os seus dados sejam enviados a Receita Federal.

Saiba quais são os documentos para declarar Imposto de Renda 2013.

Quem pode declarar IR pelo celular

O serviço de envio da declaração pelo celular não está disponível a todos os contribuintes. (Foto: Divulgação).

É importante destacar que o serviço não está disponível a todos os usuários. Só podem declarar IR pelo celular os contribuintes que farão a declaração simplificada, que possuem uma única fonte pagadora e não têm bens para declarar.

Quem obteve rendimentos tributáveis recebidos no exterior, com exigibilidade suspensa, possui pensão, bolsas de estudos, ou têm lucros e dividendos recebidos de titular ou de dependentes, deve fazer a declaração no computador.

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis no site da Receita Federal.

Top