segunda-feira, 8 de agosto de 2022 - 08/08/2022 14:21:19
MundodasTribos

Já está disponível o aplicativo “Pessoa Física”, da Secretaria da Receita Federal, que permite o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2013 através de smartphones e tablets com sistemas operacionais iOS (usados em dispositivos Apple, como iPhohe e iPad) e Android.

De acordo com a Receita, cerca de cinco milhões de contribuintes devem usar a ferramenta. Lembrando que o prazo para a entrega das declarações feitas pelo celular também termina no dia 30 de abril.

Veja algumas dicas para declarar IR pela primeira vez.

 

O que este artigo aborda:

Como declarar IR pelo celular

Neste ano, cerca de cinco milhões de contribuintes devem enviar a declaração pelo celular. (Foto: Divulgação).

Para declarar o IR pelo celular, o contribuinte deve baixar o programa na loja virtual do seu aparelho. Após o download, ele deve clicar na opção “m-IRPF” para ser levado a uma página onde poderá iniciar o preenchimento do documento, informando antes o número do seu CPF e um código de acesso.

O próximo passo é confirmar os termos de uso do aplicativo e preencher um pequeno formulário com seu nome, data de nascimento e endereço. Então, ele deve clicar no segundo ícone da esquerda para a direita, na parte inferior da tela, e insirir as informações de seus dependentes e alienados.

O aplicativo está disponível para aparelhos com sistema operacional iOS e Android. (Foto: Divulgação).

Os dados dos rendimentos são colocados na opção do meio. No botão “+”, ele pode selecionar o tipo de rendimento que deseja: rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica ou rendimentos isentos e não tributáveis.

Já na opção “pagamentos” (segundo ícone da direita para a esquerda), é possível informar os gastos que ele obteve com saúde, por exemplo (pagamentos a médicos, dentistas, entre outros). No último ícone (primeiro da direita para a esquerda), o usuário tem acesso área de “Bens e Direitos”.

Finalizando o preenchimento, basta escolher entre as opções “desconto simplificado” e “deduções legais” e clicar em “Transmitir” para que os seus dados sejam enviados a Receita Federal.

Saiba quais são os documentos para declarar Imposto de Renda 2013.

Quem pode declarar IR pelo celular

O serviço de envio da declaração pelo celular não está disponível a todos os contribuintes. (Foto: Divulgação).

É importante destacar que o serviço não está disponível a todos os usuários. Só podem declarar IR pelo celular os contribuintes que farão a declaração simplificada, que possuem uma única fonte pagadora e não têm bens para declarar.

Quem obteve rendimentos tributáveis recebidos no exterior, com exigibilidade suspensa, possui pensão, bolsas de estudos, ou têm lucros e dividendos recebidos de titular ou de dependentes, deve fazer a declaração no computador.

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis no site da Receita Federal.

O conteúdo "Quem pode declarar IR pelo celular" foi feito por Paulo Lima e distribuído por MundodasTribos na categoria Serviços em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Saiba o que é Acupuntura e Seus Benefícios

Saiba o que é Acupuntura e Seus Benefícios

Chocolateira Elétrica Preços, Onde Comprar

Chocolateira Elétrica Preços, Onde Comprar

Plano Embratel Livre, Preços

Plano Embratel Livre, Preços

Wine Cooler Brastemp 40 Garrafas – Adega Brastemp

Wine Cooler Brastemp 40 Garrafas – Adega Brastemp

Troca dos Presentes Após o Natal

Troca dos Presentes Após o Natal

Como fazer nota fiscal para empreendedor

Como fazer nota fiscal para empreendedor