Saiba o que causou a falha global que atingiu o Facebook e outras mídias sociais

Felipo Bellini 05/10/2021 Facebook

Na segunda-feira, 04/10, usuários do Facebook e suas demais empresas relataram não conseguir utilizar as redes sociais propriamente. Redes como Instagram e WhatsApp, que também pertencentes a Mark Zuckerberg, ficaram fora do ar por cerca de seis horas.

O que causou a queda do Facebook e outros apps?

O Facebook comunicou que a falha foi percebida por engenheiros da equipe, e se deu por uma mudança na configuração dos roteadores que acabou por deixar as redes fora do ar no início da tarde. A falha provocou a inativação dos sistemas por seis horas.

Vazamento de dados de usuários

Apesar do Facebook declarar que não houve vazamentos de dados de seus usuários em qualquer uma das redes sociais que sofreram com a falha, internautas suspeitam que dados de mais de 500 milhões de usuários foram disponibilizados na internet e serão utilizados como mercadoria no mercado de hackers, além de mais de 1,5 milhões de usuários estarem sendo comercializados no mesmo mercado.

Saiba o que causou a falha global que atingiu o Facebook e outras mídias sociais

Os dados teriam sido obtidos através da “raspagem” do espaço online que ficou desprotegido, e sites como Privacy Affairs (um provedor de informações online que pode ser consultado em caso de suspeita de vazamentos) afirmam que os dados vazados parecem verdadeiros, e se completos podem ser utilizados como ferramentas para a realização de crimes cibernéticos. 

A queda no mercado financeiro

Com a queda das redes sociais, Mark Zuckerberg enfrentou uma queda no valor de suas ações. O bilionário chegou a perder em torno de US$ 16 milhões, e o valor do Facebook na Bolsa de Valores chegou a cair para 5,29%. Outras empresas como Apple, e Twitter também sofreram queda em seus valores, a segunda sendo ainda mais afetada com uma queda de 6,62%.

Falhas em outras redes sociais e serviços digitais

Usuários de empresas como Netflix, Snapchat, Zoom, Telegram e até mesmo Gmail também reportaram problemas técnicos e até mesmo lentidão na utilização dos aplicativos devido ao grande fluxo de usuários que migraram para tentar suprir a ausência do Facebook, Instagram e em especial o WhatsApp. 

A última rede em questão é muito utilizada especialmente por brasileiros por questões pessoais (como grupos de amigos e familiares) e profissionais como grupos de trabalho que utilizam a plataforma como um meio de comunicação mais rápido e prático entre funcionários e supervisores.

Outros artigos

Fotos curiosas de insetos

26/06/2012

Fotos curiosas de insetos

[caption id="attachment_474567" align="alignnone" width="528" caption=" Olhos grandes e observadores (Foto: divulgação)"][/caption] O mundo está cercado de inseto...

Alugar Tenda Para Festa

11/02/2011

Alugar Tenda Para Festa

Alugar Tenda Para Festa: Para você que pretende fazer uma festa para ninguém colocar defeito, fiquem sabendo que em São Paulo, algumas empresas trabalham com o alu...