O que é e como saber o número do cadastro específico do INSS (CEI)?

Felipo Bellini 28/10/2021 Notícias

O número de cadastro específico do INSS (CEI), pode ser consultado diretamente  no site da Receita Federal, além de haver possibilidade de recuperar o número de matrícula que pode ter se perdido em outras anotações de papéis, ou simplesmente se esqueceu.

O que é e como saber o número do cadastro específico do INSS (CEI)

Fonte/Reprodução: original

O que é CEI no INSS?

Primeiramente, o CEI é o cadastro específico do INSS, e pode ser usado por qualquer pessoa física, ou seja, pessoas que prestam serviços de modo autônomo. esse cadastro permite que essas pessoas se equiparem com empresas e possuem um status similar ao delas, além desses fatores, certos profissionais podem optar por realizar a migração para outras categorias de cadastro.

Quem pode fazer o CEI?

Realizar o cadastro está disponível para todos os contribuintes que tem o CPF identificado, seja pessoa física ou pessoa jurídica (PJ), através da internet. Porém, quem deseja fazer tal cadastro pessoalmente, poderá se direcionar para a Receita Federal.

Como se cadastrar?

Caso deseje se cadastrar através da internet, basta acessar o site da Receita Federal, selecionar Onde Encontro e posteriormente Cadastros para se dirigir ao Cadastro de Atividades Econômicas da Pessoa Física (CAEPF).

Como saber o número do Cadastro Específico do INSS?

É comum que as pessoas se esqueçam, porém basta acessar ao site para descobrir o número do cadastro CEI, além de ser possível recuperar os números de matrícula CEI. Para conseguir acessar, basta se dirigir ao site da Receita Federal, informar o CPF, senha e acessar o sistema do site.

Antes as consultas desses dados eram feitas através do site da Dataprev, porém houve alterações e atualmente é somente pelo site da Receita Federal, portanto, quem possuir o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), poderá fazer o acesso com os dados e senha, além de digitar os códigos de confirmação que aparecem em baixo.

Quem for CEI, deverá acessar com o identificador e senha, além de digitar os códigos de confirmação para conseguir entrar na próxima página, de modo a realizar a consulta da numeração de seu CEI. Posteriormente, é interessante anotar os dados para não perder.

Por fim, realizar o acesso para saber os números, tornou- se mais fácil e menos complicado, além de ser possível se dirigir diretamente à Receita Federal de sua cidade para obter mais informações sobre número de matrícula, inclusive.

Outros artigos

Alexandre Herchcovitch verão 2014

25/03/2013

Alexandre Herchcovitch verão 2014

A 35ª edição do SPFW (São Paulo Fashion Week) trouxe, entre seus desfiles, a coleção de verão 2014 Alexandre Herchcovitch, mostrada na quinta-feira (21). O estilista...

Esmaltes da Moda Inverno 2017

11/01/2017

Esmaltes da Moda Inverno 2017

As mulheres adoram se cuidar e andar bonitas. As unhas compõem uma parte importantíssima do look, sempre que estão bem cuidadas e pintadas dão uma cara nova a qualqu...