Quais São os Países mais Violentos do Mundo?

PUBLICIDADE

A Organização Não Governamental (ONG) Instituto para Economia e Paz, ou IEP na sigla em inglês, formulou um estudo para saber quais são os países mais violentos do mundo. Para tanto, foram usados indicadores sócio-políticos como o número de assassinatos, roubos e outros crimes, além da incidência de conflitos organizados, atividades terroristas e quantidade de presos.

No ranking de 153 países, o Brasil ocupa o 79º lugar. Porém, como o estudo foi realizado em 2011, a Noruega após os atentados em julho e a Inglaterra após a guerra civil que se instalou naquele país, não entraram no ranking.

Nesse estudo, o país que encabeça o primeiro lugar entre os 153 países mais violentos do mundo é a Somália, na África. Devido à existência de vários clãs no país, ele vive em constante guerra civil, o que causa a morte e a prisão de muitas pessoas, além de saques e outros crimes bárbaros nesse pequeno país africano. Além do mais, a Somália é um dos países mais pobres do mundo, sendo que a maior parte da sua população vive em extrema miséria. Por isso, além da morte por assassinatos ou guerras, há mortes por fome e por falta de saneamento básico.

PUBLICIDADE

Em segundo lugar dos países mais violentos do mundo temos o Iraque, no Oriente Médio, país do ex-ditador Saddam Hussein. Por ser um país que contém uma grande reserva de petróleo, o Iraque sempre esteve no meio de muitas guerras como a Guerra do Golfo, a Guerra do Iraque e a Guerra Irã-Iraque, que fizeram com que muitos civis e militares fossem mortos em conflito para defenderem o seu país. Até hoje, o país vive em miséria e a sua população tem feito o possível para se levantar após tantas guerras, principalmente após a morte do ditador Saddam Hussein.

O Sudão, país africano, está em terceiro lugar nessa lista. Como as fronteiras africanas foram definidas pelos países europeus colonizadores, muitas etnias passaram a fazer parte de um mesmo país, mesmo que tivessem as suas divergências. No Sudão, isso não é diferente, e as guerras étnicas tornam esse país o terceiro mais violento do mundo. A guerra civil entre o sul e o norte foi travada por 22 anos, tendo terminado apenas em 2005. Nesse tempo, 1,5 milhão de pessoas foram mortas. Entretanto, em 2010, o tratado de paz ruiu e a guerra recomeçou, acarretando mais mortes.

Em quarto lugar, temos o Afeganistão, país do Oriente Médio. Em 1977, o Afeganistão foi ocupado pela Rússia através de uma guerra sangrenta. Foi nesse tempo que ocorreu a implantação do regime fundamentalista muçulmano do Talibã, sob o qual os afegãos começaram a sofrer represálias dos seus comandantes, principalmente as mulheres, que perderam todos os seus direitos. O líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, comandou o ataque às Torres Gêmeas e ao Pentágono em 11 de setembro de 2001. Por isso, ele ficou reconhecido como um herói pelo Talibã. A partir de então, os Estados Unidos começaram uma guerra frenética contra o Afeganistão, que se negava a entregar Osama Bin Laden. Milhares de militares e civis foram mortos nesse país até que Osama foi finalmente morto em 2011.

Esses são os países mais violentos do mundo. A partir das suas histórias, vimos que muito da violência é gerado graças à mistura de etnias, religiões e interesses econômicos. Por isso, o homem deve deixar de ser tão egoísta e perceber que todos são iguais e que todos têm os mesmos direitos. Somente assim será possível vivermos em um mundo de paz.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.