Quais a Perguntas mais Frequentes em Entrevistas de Emprego, Dicas para se Sair Bem

Entrevista de emprego é sempre aquela ansiedade para os candidatos, afinal ficam sempre pensando quais perguntas irão lhe fazer e o pior se ele…

Entrevista de emprego é sempre aquela ansiedade para os candidatos, afinal ficam sempre pensando quais perguntas irão lhe fazer e o pior se ele conseguirá responde-las, a ponto de conseguir a vaga de emprego.
Então selecionamos nove perguntas que na maioria das vezes os entrevistadores fazem:

1. Fale sobre si.
Esta pergunta que é fraquente em uma entrevista de emprego e deverá ser muito bem exercitada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional.

2. Quais são seus objetivos em curto prazo? E em longo prazo?
Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como “ganhar bem” ou “aposentar-se” são totalmente proibidas.

3. O que o levou a enviar o seu currículo a esta empresa?
Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu “trabalho de casa” e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional.

4. O que procura num emprego?
As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.

5. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
Um “não” a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipóteses de ser o candidato escolhido, demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.

6. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.
Esta é sempre das perguntas mais complicadas, mas o que se espera é que o candidato saiba “vender” o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.

Leia Também:  Salário: dicas para negociar valor

7. Quais são as suas maiores qualidades?
Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.

8. E pontos negativos/defeitos?
O truque é responder partindo daquilo que normalmente é considerado uma qualidade, mas agravando-o de forma a parecer um “defeito”. Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito autocrítico, persistente demais, etc.
9. Até hoje, quais foram às experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?

Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.
Fica aí algumas dicas para que você possa se sair bem na entrevista de emprego. É sempre bom lembrar o quanto é bom ser sempre sincero. Não finja virtudes que não tem, não seja exagerado ao falar das suas qualidades, nem tão pouco se mostra muito entusiasmado porque tudo demais é sobra. O bom mesmo é ser sempre você, mostre suas limitações e qualidades e no mais seu futuro empregador saberá utilizar você na devida função.

Top