ProUni 2012: inscrições, vagas

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) teve início no dia 14 de janeiro. De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério…

Por Élida Santos em 16/01/2012

O Prouni é um programa do Governo Federal que visa inclusão dos menos favorecidos nas universidades e faculdades (Foto: Divulgação)

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) teve início no dia 14 de janeiro. De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), 24 horas depois que o acesso ao sistema foi disponibilizado cerca de 440 mil estudantes se candidataram, em até duas vagas cada, em universidades privadas. Para o primeiro semestre deste ano, 195.030 bolsas de estudos foram disponibilizadas pelo projeto, sendo que 98.728 são integrais, dando direito a cobertura de 100% do valor da mensalidade e 96.302 são parciais, com um desconto de 50% no preço cobrado pela instituição de ensino, todos os meses.

No total, 1.321 instituições de ensino superior – universidades, faculdades e centros universitários – participam do Prouni com a oferta de vagas em suas dependências. Segundo o MEC, o estado de São Paulo lidera o ranking de inscrições no programa, sendo que, até as 18h do domingo (15), 181.699 pessoas se cadastraram no programa. Minas Gerais vem logo em seguida atingindo a marca de 96.196 inscritos. Em terceiro lugar, está o Rio de Janeiro, registrando 59.560 candidaturas no projeto. A Bahia apareceu na classificação como o quarto estado com maior volume de estudantes interessados no programa,58.123 e o Rio Grande do Sul foi o quinto no ranking do Prouni, com 56.620.

As inscrições para o Prouni vão até o dia 19 de janeiro (Foto: Divulgação)

O prazo para efetuar a inscrição do programa terá fim às 23h59 do dia 19 de janeiro, próxima quinta-feira. No dia 22, domingo, será disponibilizada a listagem da primeira chamada, com os estudantes de maior pontuação selecionados. Depois disso, os convocados deverão comprovar as informações socioeconômicas, por meio da entrega de uma lista de documentos, disponível no link http://prouniportal.mec.gov.br/. Os candidatos que não foram selecionados na primeira chamada terão uma nova oportunidade no dia 7 de fevereiro, quando será exposta a listagem com as vagas remanescentes. Quem for selecionado na segunda chamada terá até o dia 7 de fevereiro para efetivar a matrícula e até o dia 15, do mesmo mês, para comprovar as informações socioeconômicas.

Pode participar do programa quem atingiu média maior que a nacional (Foto: Divulgação)

Pode participar do Programa Universidade para Todos, estudantes que obtiveram pontuação acima da média nacional, que estudaram em escolas públicas ou que foram bolsista integral em um colégio particular. Para se candidatar a bolsas de estudos integrais, é preciso que a renda familiar por pessoa não ultrapasse R$ 933, ou seja, um salário mínimo e meio. Já os candidatos que querem concorrer a uma bolsa de estudo parcial, precisam que cada pessoa do seu grupo familiar receba até três salários mínimos, que corresponde a R$ 1.866. Para maiores informações sobre o programa, ou para efetuar sua inscrição acesse o site http://prouniportal.mec.gov.br/.

Top