Rede e-Tec Brasil, cursos

O ensino a distância tem se expandindo por todo o Brasil. Hoje, diversas instituições oferecem cursos com este perfil, ampliando o acesso a uma…

A Rede e-Tec Brasil tem contribuído para a democratização do acesso ao ensino profissionalizante em todo o País.

O ensino a distância tem se expandindo por todo o Brasil. Hoje, diversas instituições oferecem cursos com este perfil, ampliando o acesso a uma formação de qualidade entre aqueles que não têm oportunidade de frequentar a sala de aula.

Esta modalidade de ensino está disponível em, praticamente, todos os níveis de escolaridade. Por isso que várias universidades públicas e privadas estão se abrindo a esta nova realidade, permitindo que milhares de pessoas possam obter o tão sonhado diploma.

O mesmo tem acontecido com alguns programas de pós-graduação e de especialização, onde o aprendizado não está limitado exclusivamente ao espaço da sala de aula. Com isso, o ensino a distância abre portas para novas possibilidades, permitindo a construção do conhecimento a partir das interações estabelecidas pelo usuário com outros estudantes, professores, mídias etc.

Veja também: Cursos gratuitos à distância Harvard e MIT.

Rede e-Tec Brasil

O ensino a distância é uma realidade presente em todos os níveis de escolaridade, inclusive no ensino profissionalizante.

O nível técnico também já possui plataformas voltadas para a formação à distância. Através dos vários cursos disponíveis em todo território nacional, jovens e adultos estão tendo a oportunidade de se profissionalizar e, assim, buscar o seu espaço no mercado de trabalho.

Uma das iniciativas que tem contribuído para a democratização do acesso à formação profissional é a Rede e-Tec Brasil. Neste sistema, são oferecidos cursos técnicos gratuitos de nível médio, em regime de colaboração entre as esferas federais, estaduais e municipais.

O MEC (Ministério da Educação) é quem tem a responsabilidade de fornecer o apoio financeiro para a elaboração dos cursos. Já os estados e municípios têm a missão de providenciar toda a estrutura necessária para a manutenção das atividades. Lançado em 2007, o programa já atendeu milhares de alunos, oferecendo oportunidade para quem está em busca de uma profissão. E, até 2014, a meta é atender pelo menos 263 mil estudantes.

Saiba mais sobre: Curso a distância MEC.

Os cursos

Os cursos da Rede e-Tec Brasil são oferecidos gratuitamente por instituições públicas de todo o país.

Os cursos da Rede e-Tec Brasil são oferecidos por institutos federais, escolas técnicas federais e instituições integrantes dos sistemas estaduais de ensino. Apesar da interação entre alunos, professores e tutores acontecer em sua maior parte pela internet, cada instituição mantém um pólo para encontros presenciais, com laboratórios pedagógicos, laboratórios de informática, bibliotecas, salas de coordenação, salas de tutoria, auditório etc.

Veja quais são as instituições de sua cidade ou região integradas ao sistema e saiba quais são os cursos que elas têm a oferecer. Você também pode adicionar a e-Tec no Facebook e ficar por dentro de todas as novidades.


Top