Promoção falsa na internet: como identificar

Com o sucesso das lojas virtuais, a internet tem se transformado num instrumento de compra cada vez mais usado pelos consumidores. A praticidade de…

Com o sucesso das lojas virtuais, a internet tem se transformado num instrumento de compra cada vez mais usado pelos consumidores. A praticidade de escolher o produto sem sair de casa e o preço baixo de algumas mercadorias são as vantagens que mais atraem os internautas para as compras online.

Entretanto, como nem tudo é um “mar de rosas”, comprar pela internet também oferece alguns riscos. Se não ficar atento, você pode cair nas armadilhas espalhadas pela web, armadilhas estas que todos os dias fazem novas vítimas.

Com o sucesso das lojas virtuais, a internet tem se transformado num instrumento de compra cada vez mais usado pelos consumidores. (Foto: Divulgação).

Muitos usuários, por exemplo, são enganados pelas falsas promoções que estão em toda a parte. Aqueles que caem nessas fraudes acabam perdendo dinheiro ou passando dados pessoais a criminosos. Por isso que a compra pela internet exige bastante atenção e demanda algumas medidas de precaução para você não ser enganado.

Abaixo, você pode conferir algumas dicas que poderão ajudá-lo a identificar promoções falsas na internet.

Veja também: Como saber se um site é confiável.

Como identificar promoção falsa na internet

A compra pela internet exige bastante atenção e demanda algumas medidas de precaução para que você não seja enganado. (Foto: Divulgação).

O consumidor deve sempre desconfiar das promoções que parecem ser vantajosas demais. Os especialistas explicam que muitas dessas ofertas são usadas para atrair os usuários. Portanto, tenha sempre a pulga atrás da orelha e não acredite em tudo o que vê na internet.

Para verificar se uma promoção é confiável ou não, você pode entrar em contato com o vendedor ou com a empresa que está oferecendo a mercadoria. Se não encontrar no site dados para contato, como telefone, email ou endereço, desconfie e prefira fazer o negócio com outra loja.

Leia Também:  Groupon - Economia no seu bolso

Saiba como fazer denúncia ao Procon.

Desconfiar é a melhor arma para driblar as armadilhas que aparecem na internet. (Foto: Divulgação).

O Procon de São Paulo ainda orienta que, antes de fechar a compra, o consumidor deve comparar os preços, inclusive com empresas que não estão fazendo saldão. Dessa forma, você vai poder saber se o preço cobrado pela página está muito fora dos valores praticados no mercado.

O Procon SP ainda esclarece que, muitas das vezes, a promoção funciona apenas como uma maquiagem de preços. Muitos vendedores inflam o valor inicial dos produtos para depois dar descontos supostamente atraentes. Entretanto, esse tipo de prática é, na verdade, propaganda enganosa.

Lembrando que, caso se sinta lesado, você deve denunciar a fraude aos órgãos competentes e procurar os seus direitos.

Top