Projeto de Lareira de Alvenaria

Uma sala de estar fica muito mais bonita, aconchegante e quente com a instalação de uma lareira. A lareira acesa em tardes ou noites…

Uma sala de estar fica muito mais bonita, aconchegante e quente com a instalação de uma lareira. A lareira acesa em tardes ou noites frias proporciona um ambiente ideal para bater um bom papo com a família ou com os amigos, regado a vinho, café ou chocolate quente. A sala fica tão quentinha e confortável que ninguém quer dormir no quarto.

Além do mais, a lareira traz uma estética muito elegante ao ambiente. Ela pode ser rústica, com tijolos à vista, emoldurada por madeira ou mármore ou moderna, especialmente desenhada para o seu comprador.

A lareira pode ser feita de metal, ferro fundido ou alvenaria, sendo que a mais comum é a de alvenaria, tanto pela praticidade quanto pelo preço e pela beleza. Os modelos de lareira em alvenaria podem ser comprados em kits pré-fabricados, em estrutura metálica ou pré-moldados, em concreto de vários tamanhos, de acordo com a necessidade, e para posterior revestimento com tijolos. Para evitar problemas com as lareiras após a sua instalação, elas devem ser planejadas por um engenheiro civil ou por um arquiteto.

No entanto, em qualquer caso, é preciso ter um projeto de lareira para garantir a maior segurança dos moradores da casa e também para que o calor possa realmente aquecer a todos que estejam no local.

Antes, é preciso saber que há 3 tipos de lareiras de alvenaria: a de parede (interna ou externa), a de canto e a de divisória de dois ambientes, que esquenta os dois.

Cada lareira é composta por 3 partes principais: caixa ou câmara de fogo, coifa ou caixa de fumaça e duto ou chaminé. Na caixa de fogo, é preciso ter a boca, local aberto para o ambiente, com dimensões proporcionais ao tamanho do cômodo a ser aquecido. Dentro da caixa de fogo, é encontrada a parede de fundo inclinada, cuja função é empurrar as ondas de calor para o piso do ambiente. Desse modo, o ar quente, que é mais leve, sobe, aquecendo todo o cômodo.

Continuar Lendo  Decoração De Sala De Jantar - Fotos

Sobre a caixa de fogo, localiza-se a coifa, com um formato semelhante a um funil de ponta cabeça. Ela serve para captar a fumaça e para deter o ar frio que vem pela chaminé. A parte principal nessa instalação é a abertura da garganta, regulável, da coifa, que deve ser igual à área seccional do duto para garantir um funcionamento limpo do sistema. Assim, o ar frio não desce pela chaminé, espalhando cinzas e fumaça pela casa, além de não esfriar o ambiente.

Há dois tipos de lareiras de alvenaria: o tradicional, para ser revestido por alvenaria e o de uso aparente. No segundo caso, só é preciso encostá-la à parede, fazendo um furo no teto para a instalação da chaminé. A funcionalidade das duas lareiras é a mesma, porém, há uma diferença: a de uso aparente, por não ser revestida por alvenaria, esquenta e esfria mais rapidamente.

Muitas casas atualmente possuem lareiras, tanto por motivos estéticos quanto funcionais, pois, além de manterem o ambiente sempre quente e aconchegante, são ótimas peças de decoração. Portanto, se você quer deixar a sua sala mais bonita e confortável, peça já por um projeto de lareira de alvenaria.

Top