Programas que gravam a tela do PC

Gravar a tela do PC e todo o conteúdo mostrado nela é muito mais fácil do que se possa imaginar, ainda mais se você…

Por Andre em 24/04/2012

Gravar a tela do PC pode ter várias utilidades, como fazer um tutorial ou gravar a sua performance em um game.

Gravar a tela do PC e todo o conteúdo mostrado nela é muito mais fácil do que se possa imaginar, ainda mais se você contar com a ajuda de alguns programas criados especificamente para esse fim. Algumas pessoas chegam a usar as câmeras para gravar a tela do PC, mas isso não é muito recomendado, já que provavelmente irão ocorrer distorções na imagem.

Usando os programas que vamos conhecer a seguir, você poderá registrar as suas memoráveis partidas de futebol jogadas no computador, aquelas intensas batalhas nos jogos de ação e RPG contra jogadores de outras partes do mundo ou até mesmo produzir um tutorial para ensinar outras pessoas a usarem um programa que você domina completamente.

Então, vamos aos programas que gravam a tela do PC, lembrando que alguns deles são totalmente gratuitos e outros você pode usar durante um certo tempo para testar e, caso deseje, deve pagar para continuar a usá-los.

☰ CONTEÚDO

Camtasia Studio

O Camtasia Studio está entre as opções mais completas.

Uma das opções mais completas e usadas para gravar a tela do PC é o Camtasia Studio, que além de fazer a gravação de tudo o que se passa na tela do seu computador ou notebook, disponibiliza uma série de recursos para que você possa editar os vídeos e inserir vários tipos de efeitos neles.

Usando esse programa você consegue gravar vídeos de alta qualidade e salvar em diversos formatos. Também é possível acrescentar vídeos feitos diretamente da sua webcam e capturar o áudio do microfone do PC, sendo uma ótima solução para quem gosta de fazer tutoriais.

O problema é que a gratuidade se expira após 30 dias de uso.

Fraps

O Fraps se destaca pela facilidade de uso.

Este programa é bastante simples, fácil de usar e conta com várias ferramentas para você mexer nos vídeos gravados da tela do PC. Você pode editar as cores do vídeo, escolher os tipos de som que serão adicionados, modificar a quantidade de frames por segundo e ainda escolher se o cursor do mouse vai aparecer ou não nas imagens.

O Fraps também é pago, mas na versão gratuita você consegue gravar bons vídeos, apesar de algumas limitações.

CamStudio

O CamStudio é gratuito e oferece boas ferramentas para gravar a tela do seu PC.

Programa totalmente gratuito, o CamStudio executa muito bem a tarefa de gravar a tela do PC. Você pode escolher se quer gravar a tela inteira, uma das janelas abertas ou apenas uma parte da tela, além de poder definir a qualidade das gravações e o formato em que o vídeo será salvo.

AutoScreenRecorder

Com este programa, você grava os vídeos em formato AVI e consegue aplicar alguns efeitos.

Outra boa opção gratuita é o AutoScreenRecorder, que grava os vídeos no formato AVI. Muito fácil de usar, o programa dispõe de alguns recursos mais simples, como determinar se o cursor do mouse irá aparecer, qual a área da tela será gravada e escolher teclas de atalho para usar o dispositivo.

Aproveite as dicas, e faça sua escolha!

Top