Programas que ajudam a ter privacidade na internet

Conectar-se à internet diariamente, e utilizar os vários tipos de serviços oferecidos via web se tornou uma rotina para bilhões de pessoas em todo…

Existem alguns programas que afirmam proteger a sua privacidade durante a navegação na internet.

Conectar-se à internet diariamente, e utilizar os vários tipos de serviços oferecidos via web se tornou uma rotina para bilhões de pessoas em todo o mundo. Seja para bater papo, fazer uma compra, pagar faturas de cartão de crédito, pagar a conta de luz, conferir o seu extrato bancário ou agendar uma consulta médica, muita gente, de todas as partes do mundo, acessa a internet em busca de comodidade e praticidade.

O problema é que todas estas comodidades e facilidades têm um preço, que pode ser o da sua privacidade. Ao navegar pelas páginas da internet, várias informações sobre você são armazenadas, como os últimos endereços pelos quais você passou, quais produtos pesquisou, quantas vezes esteve naquela página, etc.

Além disso, todos os computadores conectados à internet possuem uma espécie de endereço eletrônico, o conhecido IP (protocolo de internet), que fornece informações importantes sobre o usuário, como a sua localização, por exemplo.

Com tantos dados trafegando pela rede, é compreensível que muita gente tenha medo de usar a internet, mas vale ressaltar que existem programas que ajudam a ter privacidade na internet, diminuindo, pelo menos um pouco, os riscos de ter dados e informações gravadas em servidores ou até mesmo roubadas.

Conheça alguns dos programas que possuem essa função, mas lembre-se de que, antes de instalar um deles, é bom criar um ponto de restauração em seu computador para que você retorne ao ponto anterior à instalação, caso não goste ou desista de usar o programa.

Tor

O Tor tem a função de tornar anônimo o IP do seu computador.

Este programa, que é gratuito, caracteriza-se por uma série de ferramentas que tornam a navegação na internet mais segura, através do anonimato. Ele protege o usuário da análise de tráfego, uma forma de monitoramento na rede usada em alguns tipos de sites, para saber o que internauta gosta de fazer na web.

Leia Também:  Aplicativo para controle dos gastos cotidianos

Os conteúdos gerados por programas de mensagens instantâneas, navegadores, IRC, SSH e outros tipos de softwares, que usam o protocolo TCP, acabam se tornando anônimos nas máquinas que possuem o Tor instalado.

YourFreedom

Este tem função semelhante e permite acessar alguns conteúdos bloqueados no Youtube.

O YourFreedom também possui a função de tornar o seu IP anônimo, aumentando a privacidade e acabando com alguns tipos de barreiras existentes na internet. Usando ele você pode, por exemplo, acessar alguns conteúdos do Youtube que são bloqueados para determinados países, já que a localização da sua conexão não será identificada.

Surf Anonymous Free

Camuflando o IP do seu PC, fica difícil de encontrarem a sua localização através da rede.

Bastante fácil de usar, esse programa camufla o IP do computador, protegendo-o de ataques maliciosos e escondendo a sua localização.

UltraSurf

O UltraSurf não deixa que as suas informações sejam armazenadas pelos sites.

O UltraSurf tem funções interessantes, para garantir o acesso livre à internet, conforme garantem os desenvolvedores. Com ele, você consegue acessar os sites bloqueados para a sua região sem deixar rastros, já que ele esconde o seu IP e não deixa que as informações sobre a sua navegação sejam salvas.

Top