Programa Telessaúde Brasil

O Telessaúde Brasil tem como função unir as equipes de saúde da família, localizadas nas muitas regiões do Brasil, à centros universitários de referência…

Por Élida Santos em 26/12/2011

A conferência será uma 'arma' utilizada no programa (Foto: Divulgação)

O Telessaúde Brasil tem como função unir as equipes de saúde da família, localizadas nas muitas regiões do Brasil, à centros universitários de referência na área,  com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos em atenção primária, reduzindo o custo de saúde por meio da qualificação dos profissionais, diminuição com relação a quantidade de deslocamentos desnecessários de pessoas doentes e através do aumento de atividades com a finalidade de prevenir a proliferação de doenças.

Para tornar possível as ações do programa, será realizada a implantação de uma infra-estrutura de informática de telecomunicação, com a intenção de diminuir a distância entre os profissionais das equipes que fazem parte do programa Saúde da Família. Para viabilizar o projeto é necessário a utilização de videoconferência, canais públicos de televisão, chats, bibliotecas virtuais e o uso do serviço de vídeo streaming.

O projeto é uma iniciativa do Governo Federal (Foto: Divulgação)

O programa Telessaúde prevê que haja a troca de informações entre especialistas em Medicina de Família e Comunidade e profissionais da atenção primaria à saúde, assim, um especialista em determinada área pode opinar baseado nas informações fornecidas pelo colega de profissão que está acompanhando o caso de perto, podendo agilizar o atendimento, diagnóstico e tratamento do paciente que está precisando de atendimento. Os profissionais envolvidos no projeto receberão treinamento com relação aos equipamentos que terão de utilizar.

O programa vai auxiliar todo o país (Foto:Divulgação)

Conheça alguns parceiros do programa:

Ministério da Educação (MEC)

O envolvimento das universidades no programa Telessaúde Brasil é coordenado pelo Ministério da Educação. O órgão público divulga informações sobre o projeto por meio da série Geração Saúde do TV Escola, programa da Secretaria de Educação à Distância (SEED), além de ser  responsável pela capacitação dos professores da educação básica, com o intuito de acrescentar informações de promoção a saúde nas aula ministradas.

Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

O MCT participa por meio da Rede Universitária de Temedicina (RUTE), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e da implantação de futuros Núcleos de Telessaúde em todos os Estados brasileiros. A intenção é qualificar os profissionais que trabalham com a saúde dando mais espaço para o aperfeiçoamento do atendimento desse profissional.

Top