Programa Saúde na Escola: saiba mais

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa que visa integrar de forma permanente a educação à saúde, melhorando assim a qualidade de…

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa que visa integrar de forma permanente a educação à saúde, melhorando assim a qualidade de vida e o bem-estar dos alunos da rede pública.

O Programa Saúde na Escola visa promover saúde e prevenir doenças na escola. (Foto:Divulgação)

Veja também: Programa Brasil Carinhoso: saiba mais

Como funciona o Programa Saúde na Escola?

O PSE tem como principais objetivos a promoção de saúde e a prevenção de doenças. Através destas ações, o programa consegue contribuir com o desenvolvimento de crianças e jovens, que nem sempre contam acesso a assistência médica.

O Programa Saúde na Escola atende os alunos da Educação Básica, da Rede Federal de Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os demais membros da comunidade escolar também são beneficiados com a iniciativa, como é o caso de professores e gestores.

Cinco componentes constituem o PSE: avaliação das condições do estudante da rede pública, promoção de saúde e prevenção, educação continuada e capacitação dos profissionais, monitoramento da saúde e avaliação do programa.

A iniciativa do Ministério da Saúde oferece avaliação médica gratuita aos alunos. (Foto:Divulgação)

Desde que foi criado, em 2007, o PSE procura combinar duas políticas fundamentais para o desenvolvimento da sociedade: saúde e educação. O Governo Federal apoia a iniciativa e atua junto com gestores municipais para que o atendimento médico seja oferecido nas escolas.

Em 2012, o Programa Saúde na Escola atendeu 7 milhões de alunos, mobilizando 1.433 municípios e 16,7 mil escolas. Um total de 7.441 equipes de Atenção Básica à Saúde participou das ações em prol da saúde básica.

PSE 2013: expectativas

Nesta segunda-feira (11), o ministro da Saúde Alexandre Padilha deu início às atividades do Programa Saúde na Escola 2013. A primeira ação foi a semana de atendimento médico no Centro de Ensino Fundamental 1, na Vila Planalto, no DF.

Leia Também:  Jornal Correio de Uberlândia Empregos

As avaliações de saúde neste ano serão focadas na obesidade infantil e nos cuidados com a saúde ocular. Estima-se que, em 2013, 14 milhões de estudantes brasileiros serão atendidos. Só no Distrito Federal, serão 62 escolas públicas participando do programa para atender 60 mil alunos.

Em 2013, estima-se que 14 milhões de estudantes brasileiros serão atendidos. (Foto:Divulgação)

Os estudantes atendidos pelo Programa Saúde na Escola recebem instruções sobre como escovar os dentes corretamente, manter uma alimentação saudável, entre outros temas.

As iniciativas do Programa Brasil Carinhoso prometem melhorar o PSE 2013. Após a consulta na escola, os alunos que apresentarem algum problema serão acompanhados por um médico durante o ano letivo pela triagem de saúde.

Em 2012, o Ministério da Saúde gastou R$ 4,1 milhões com assistência médica nas escolas. Neste ano, o investimento será de R$ 10 milhões.

Saiba mais: Bolsa Família Cadastro Online

Top