Produtos de Beleza para Homens

E então, meu caro amigo? Como anda a sua vaidade? Espero que não tenha vergonha em responder isso, já que este é justamente o…

E então, meu caro amigo? Como anda a sua vaidade? Espero que não tenha vergonha em responder isso, já que este é justamente o tema deste post.

Durante muito tempo a vaidade foi considerada um atributo exclusivamente feminin0. Naquela época, era permitido aos homens apenas preocupar-se com o corte de cabelo e com a barba. Este panorama do macho ogro durou até o início da década de 1990, quando iniciou-se uma pequena revolução de forma bem discreta, com a qual o mercado dos cosméticos acabou descobrindo que os rapazes gostam sim de se cuidar e que a vaidade do homem pouco tem a ver com virilidade. E a tendência é bem maior do que você pode imaginar: o fenômeno é mundial e o Brasil está longe de ser exceção: por aqui o setor de beleza masculina movimenta cerca de R$ 800 milhões, que representam 10% desse mercado de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e cosméticos (Abihpec).

Embora já haja uma quantidade considerável de homens frequentando centros de estética, dispostos a fazer tratamentos para mudar aquilo que tanto incomoda, muitos ainda dão passos lentos na busca por uma melhor imagem, por exemplo, preocupando-se mais com a qualidade dos produtos que usa para o cabelo e para a barba. Alguns já abriram a carteira para comprar um perfume pouco mais caro. Outros já se arriscam a usar cremes para a pele, embora isso signifique usar o pouquinho que tiram dos produtos das namoradas ou esposas sem que elas vejam.

São passos importantes, mas é preciso que este público se dê conta de que existe sim produtos específicos para eles, como perfumes com aromas discretos, hidratantes em gel para facilitar a absorção devido aos pelos, produtos capilares, sabonetes com fórmulas mais apropriadas e também os já conhecidos cremes anti-idade. E acima de tudo: aprender que usá-los não significa deixar a “macheza” de lado.

Marcas que oferecem produtos de beleza masculinos

De acordo com o blog Luciana Web Beleza há produtos relativamente fáceis de serem encontrados pois algumas das marcas mais conhecidas já contemplam tal público. Veja algumas:

– Boticário: A linha Boticário Men oferece desodorante para as mãos, gel de limpeza facial, protetor multiação com ação anti-idade, balm pós-barba, creme de barbear hidratante, produtos capilares específicos, entre outros.

– Nívea: A linha Nívea for Men conta com cremes de barbear específicos para cada tipo de pele, géis hidratantes e de controle do brilho.

– Natura: A linha Natura Homem oferece um produto multifuncional, como fluído facial 3 em 1 (Hidratante, anti-brilho e pós-barba).

Já o blog Homens Modernos indica também produtos L’Occitane e Dermage, que contam com linhas de cuidados faciais bem variadas.

Dicas de beleza para os homens:


Se você ainda é um novato nesse ramo, que tal algumas dicas que vai lhe ajudar a ficar de bem com o espelho.

– A melhor hora para fazer a barba é a hora do banho. O vapor evita a inflamação dos poros, e o barbear fica mais fácil.

– Já se você usa barba, preste atenção no sabonete: dê preferência aos sem sal, pois não mancham o pelo nem ressecam a pele. Já se os fios forem muito ásperos e secos, use o condicionador de cabelo como alternativa.

– Cuidado para não exagerar no gel para modelar o cabelo, pois esse tipo de produto abafa o couro cabeludo e sobrecarrega a química capilar. Caso não abra mão disso, dê preferência a mousses hidratantes:  o efeito é igual e mais benéfico a longo prazo.

– A pele masculina tende a ser mais oleosa que a feminina, portanto a limpeza é fundamental. Caso você tenha acne, faça isso uma vez por mês.

– Não se esqueça do protetor solar. É questão de beleza e de saúde.

Viu só como não é difícil e nem dói nada?


Top