Principais Vestibulares de Inverno do Brasil

Faculdades e centros universitários existem aos montes pelo Brasil. Hoje, estar em curso superior é razoavelmente mais fácil que antigamente, visto que diversas instituições…

Por Redacao em 30/05/2011

Faculdades e centros universitários existem aos montes pelo Brasil. Hoje, estar em curso superior é razoavelmente mais fácil que antigamente, visto que diversas instituições particulares possuem seus métodos para avaliação de alunos no ingresso dos seus cursos, além de que o número destas instituições é muito maior que há cinco ou dez anos. Ainda assim, tanto para os mais jovens, que estão terminando a escola, ou para os veteranos, que já conhecem todo o procedimento a respeito do ingresso em universidades, devem estar atentos aos detalhes acerca de, escolher o curso certo, prever os gastos envolvidos no estudo, tanto para as universidades públicas ou privadas, conhecer as diversas datas importantes, começando pelas datas dos vestibulares.

Para este ano de 2011, em qualquer lugar do Brasil, para quem pretende ingressar em qualquer universidade, resta apenas a tentativa de participar dos conhecidos vestibulares de inverno. Com datas diferentes para cada um deles, você pode conferir algumas informações aqui.

Muitas universidades de todo o país já divulgaram seus calendários para o meio do ano. Em muitos sites é possível conferir listas completas, algumas separadas por estado, como a publicada no site Sejabixo, disponível no endereço http://www.sejabixo.com.br/vestibular/vestibular2011.asp. Nesta lista estão as informações de diversas universidades de todo o Brasil, categorizando quais possuem ou não vestibular para o inverno deste ano. Os dados estão organizados por estado (ou UF – unidade da federação), nome da universidade, e depois, através de respostas em formato sim (S) ou não (N), a tabela mostra se a unidade possui data disponível e se as inscrições estão abertas.

A página do Coc Vestibulares também distribui o calendário dos principais vestibulares, pelo Brasil, e, no site http://www.cocvestibulares.com.br/principais_vestibulares.php você encontra toda a lista contendo a data do vestibular, o nome da instituição de ensino que o realiza, e um link para mais informações acerca. As datas vão de 05 de janeiro até 11 de setembro.

Outro site que mostra o que está acontecendo no calendário dos vestibulandos é o Vestibular 1. No endereço http://www.vestibular1.com.br/noticias/noticias_5/principais_vestibulares_inverno.htm a página mostra um conjunto de informações dos principais vestibulares de inverno do Brasil. A lista é comprida e estão organizadas com os seguintes dados: Nome da instituição de ensino, data de inscrição, taxa, datas das provas e da publicação do resultado e, quando disponível, o site do vestibular ou da universidade. Em um exemplo retirado da página do site, as informações ficaram assim:

Mackenzie – Turmas de Julho
Período de inscrição: 14 de abril a 1º de junho;
Data da prova: 22 de junho
Taxa de inscrição: R$75 (para inscrições realizada até 11 de maio) e R$85 (para inscrições realizadas até 01 de junho);
Data de publicação do resultado: Primeira lista em 13 de julho, Segunda lista em 22 de julho e Terceira lista em 28 de julho.
Telefone para contato: (11) 2114-8000
Site da instituição: www.mackenzie.com.br

Top