Principais problemas em usar dentadura

As pessoas que sofreram perda de dentes devido a lesões ou doenças, em geral optam pelo uso das dentaduras para restaurar o sorriso e…

Por Editorial MDT em 11/03/2013

As pessoas que sofreram perda de dentes devido a lesões ou doenças, em geral optam pelo uso das dentaduras para restaurar o sorriso e ajudar nas atividades realizadas pela boca, como falar e comer. Porém, para se acostumar com o uso das dentaduras é preciso passar por um período de adaptação que pode gerar alguns problemas. Saiba mais sobre o assunto e veja os principais problemas em usar dentaduras.

A dentaduras provocam alguns incômodos no início até a adaptação. (Foto: divulgação)

Uso de dentaduras

A prótese convencional conhecida como dentadura é utilizada após a perda dos dentes permanentes. Geralmente são feitas de base acrílica na cor da mucosa bucal e se apoia sobre a gengiva. A base da dentadura superior cobre o palato, enquanto a inferior é feita na forma de “U”, permitindo espaço para acomodação da língua.

As dentaduras são feitas sob medida após avaliação do dentista e a partir dai são retirados moldes da boca. O dentista irá determinar qual o tipo mais indicado e os cuidados ao usar a mesma.

É preciso ficar atento se a dentadura não está machucando ou provocando lesões. (Foto: divulgação)

Veja também prótese dentária parcial removível 

Principais problemas em usar dentadura

As dentaduras podem causar alguns problemas até a pessoa se acostumar com o uso da mesma. Elas ficam parecendo frouxas até que os músculos das bochechas e da língua se adaptem com ela. Podem aparecer feridas ou irritações, aumentando também o fluxo salivar. A medida que a boca acostuma com a prótese, os problemas tendem a diminuir.

A alimentação irá exigir prática, por isso de preferência para alimentos moles e pedaços pequenos. A mastigação inicial deve ser lenta, usando os dois lados da boca para evitar que a dentadura se desloque. Durante as refeições, tome cuidado com alimentos quentes, duros, ossos ou cascas de pontas afiadas.

Dizer algumas palavras também pode ser difícil no começo. Procurar ler em voz alta e repetir palavras difíceis pode ajudar a resolver o problema. Caso a dentadura faça barulho enquanto estiver falando, é necessário falar mais devagar. Elas podem escorregar ao rir, tossir ou sorrir, sendo assim é preciso reposiciona-las mordendo delicadamente e engolindo.

É preciso manter a higiene da dentadura para evitar problemas. (Foto: divulgação)

Veja também sobre os implantes dentários gratuitos 

As dentaduras são excelentes aliadas para quem sofreu perda dos dentes devido a vários fatores. Elas ajudam na mastigação, fala e muitas outras funções da boca. Porém, elas geram muito desconforto logo no início do uso, é importante ficar atento para os sinais e sintomas e procurar o dentista para melhor avaliar o caso.

Top