Praias com Bandeira Azul no Brasil

Assim como o termo “5 estrelas” designa os melhores hotéis do Brasil e do mundo, a expressão “Bandeira Azul” mostra onde estão as melhores…

Por Redacao em 22/03/2011

Assim como o termo “5 estrelas” designa os melhores hotéis do Brasil e do mundo, a expressão “Bandeira Azul” mostra onde estão as melhores praias do país. Para ser uma praia Bandeira Azul tem que se ter alguns atributos que mostrem que ela não só tem beleza para mostrar aos seus visitantes como também respeito ao meio-ambiente com sua natureza preservada.

A Bandeira Azul é uma distinção emitida pela Fundação de Educação Ambiental dados às praias não só do Brasil, mas de todo o mundo, que tenham qualidade na questão ambiental, beleza, bem-estar, segurança e infraestrutura para os visitantes, servindo como um selo de garantia de qualidade de uma praia ou marina.

Outros critérios para se ter o Bandeira Azul é a qualidade da água e atuar com trabalhos de conscientização ambiental, além dos outros quesitos tratados logo acima, no início deste artigo. A bandeira azul foi lançada em 1987 com o apoio da União Europeia. E neste mesmo ano, cerca de 240 praias e 200 marinas espalhadas por 10 países da Europa receberam a designação.

Em 2001, a honraria também alcançou países de outros continentes, inclusive o Brasil, mostrado que este país tem tido lindas praias para se curtir as férias e também tem ganhado um respeito ao meio-ambiente necessário à sua preservação. Segue aqui a lista de algumas praias brasileiras bandeira azul que é o maior sucesso em todo o mundo. São elas:

A praia de Jurerê, em Florianópolis, foi a primeira praia do Brasil a receber este certificado Bandeira Azul. O selo foi dado a esta praia, patrimônio brasileiro, no ano de 2009. No Rio de Janeiro, quem foi agraciado com o título de bandeira azul foi a Barra da Tijuca. E agora é a vez da praia de Boa Viagem, em Recife junto com a Itacoatira, em Niterói, disputar quem leva a próxima certificação.

Na verdade, o Brasil possui praias lindíssimas e bem cuidadas praias. Elas são tantas que o que não faltam para os brasileiros são opções para curtirem as férias. Mas, fique motivado em conhecer estas praias com o selo “Bandeira Azul”, uma forma de estar em um lugar mais preservado e limpo.

Top