Pontos turísticos em Atibaia

Atibaia é um município situado a 60 quilômetros da cidade de São Paulo, com a segunda temperatura mais agradável do mundo, segundo a Unesco.…

Atibaia é um município situado a 60 quilômetros da cidade de São Paulo, com a segunda temperatura mais agradável do mundo, segundo a Unesco. Em virtude disso e das suas belezas naturais, tornou-se economicamente voltada para o turismo.

A elevada altitude do lugar também é um fator interessante do ponto de vista turístico. O ponto mais popular é a Pedra Grande, que localiza-se cerca de mil e quinhentos metros acima do nível do mar, daí o porque das temperaturas deste município serem tão agradáveis.

O munícipio de Atibaia no interior de São Paulo é um lugar muito procurado por quem deseja conhecer belos lugares com bastante natureza. Confira alguns dos Pontos turísticos:

Monumento Natural Estadual de Pedra Grande

Esse é o ponto que mais atrai visitantes, ele fica entre os municípios de Atibaia e Bom Jesus. Nesse local há uma boa visibilidade para contemplar a natureza  e principalmente as áreas de preservação ambiental, presentes na cidade. O monumento localiza-se na Serra do Itapetinga e é ideal para a prática de esportes como o voo livre, asa delta, escalada e o rapel.

Museu de História Natural de Atibaia

O museu de História Natural possui um amplo acervo de espécies de animais presentes em todas as partes do Brasil. Além disso, são cerca de mil vertebrados taxidermizados e 400 mostras de rochas e materiais indígenas a disposição da instituição.  Com tamanho acervo, não é de se admirar que ele forneça peças para vários países e que seja referência em alguns estudos.

Visitar o Museu de Atibaia é um ótimo programa para os amantes da natureza que desejam admirar o local e conhecer um pouco mais sobre a fauna nacional.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

A Igreja foi construída pelos escravos na segunda metade do século XVII, para que os pobres e os negros também pudessem assistir às missas. O edifício abriga a santa protetora da cidade, Nossa Senhora do Rosário, que permanece no local até os dias de hoje, mesmo depois das transformações passadas pelo prédio. Hoje essa igreja abriga o Museu de Arte Sacra, com obras que datam de três séculos passados.

Parque Municipal do Itapetinga

O Parque de Itapetinga fica na Serra de mesmo nome. Nele são desenvolvidas práticas de ecoturismo sustentável que preservam este patrimônio natural. No parque municipal também são realizadas práticas de educação ambiental, trilhas interpretativas e pesquisas científicas a respeito das fauna e floras locais.

Igreja Matriz de São João Batista

Foi construída em 1665 pelos bandeirantes e hoje abriga interessantes tesouros arquitetônicos com imagens barrocas e pinturas. Passou por várias transformações com o tempo, mas a maior reforma aconteceu em 1865 e tornou ela o que é hoje, a maior igreja de Atibaia.

Atibaia é o melhor lugar para se visitar quando o que você quer é apreciar belas paisagens em um local com temperatura agradável. Os pontos turísticos citados são apenas uma amostra do que a cidade tem a oferecer, que são muitas belezas naturais e alguns lugares que marcaram a história regional. Além disso, devido a sua natureza tranquila esse município é o lugar perfeito para curtir um fim de semana tranquilo com a família.

Top