Livros antigos: como cuidar, dicas

Alguns livros estão há tanto tempo conosco que temos um apego especial por eles, mas para conservá-los bem, não basta guardá-los em uma caixa…

Alguns livros estão há tanto tempo conosco que temos um apego especial por eles, mas para conservá-los bem, não basta guardá-los em uma caixa bem fechada, pelo contrário, é preciso dispô-los em uma estante organizada e periodicamente limpá-los. Logo, para cuidar de livros antigos, acomodá-los bem na estante é o primeiro passo, guarde-os na estante, encostados uns nos outros em ângulo reto. Lembre-se de que é preciso ter espaço suficiente para que os livros fiquem bem encaixados, mas possam ser tirados da prateleira sem ter atrito com outros livros e sem que seja preciso puxá-los pela lombada. Caso tenha dúvidas, aprenda como organizar as prateleiras.

Não deixe objetos entre as páginas do livro (Foto: divulgação)

Livros antigos: como cuidar

As dicas para cuidar de livros antigos são afastar a poeira para que os produtos não se deteriorem, já que o pó pode ser causador de oxidação deixando as páginas mais escuras. Além disso, a poeira pode se juntar com a gordura e o mofo e faz com que o papel fique manchado. Use uma flanelinha seca para limpar as capas e as estantes. Caso a capa esteja muito suja, você pode usar uma escova macia que deverá ser passada também sobre o corte e a lombada.

Tenha sempre por perto uma flanela para limpar as capas dos livros (Foto: divulgação)

Dicas de cuidados com livros antigos

Outra sugestão para cuidar de livros antigos é sempre manuseá-los com as mãos limpas e secas. Tome cuidado também com alimentos engordurados que podem danificar o livro e deixá-lo feio. Ao abrir o livro, verifique também se sua abertura chega a um ângulo de 180 graus, ou se é preciso abri-lo menos para que a lombada não se quebre. Livros de cabeceira devem ser guardados em capinhas plásticas que possam protegê-los dos danos. Evite também colocar papéis, clipes e até pétalas de rosas dentro dos livros porque podem deixar marcas entre as páginas.

Guarde os livros em prateleiras com espaço o suficiente para tirá-los sem precisar forçar (Foto: divulgação)

Os cuidados com os livros antigos também se estendem às peças que podem estar engorduradas, se este for o problema do seu livro, umedeça uma flanela com desengordurante e passe sobre a lombada, a capa, as orelhas e verso das capas do livro. Esse procedimento, porém, só deve ser feito em capas plastificadas e em livros que não sejam muito antigos, fabricados antes de 1950, por exemplo. Você pode seguir ainda outras dicas para cuidar de livros de capa dura.

Leia Também:  Efeito degradê nos lábios: como fazer

Top