Andre 19/08/2012 Fotos & Vídeos

Em janeiro de 1969, teve início a construção da Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio-Niterói, ligando as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, na região metropolitana da capital carioca, cujas obras foram finalizadas em março de 1974, sendo inaugurada logo a seguir.

A Ponte Rio-Niterói liga a capital carioca ao interior do estado, passando pela cidade de Niterói (Foto: Divulgação)

Com 13,29 km de extensão e 72m de altura, em seu ponto mais alto, a ponte, que foi fundamental para o desenvolvimento turístico do estado do Rio de Janeiro, está entre as sete maiores pontes do mundo, fazendo parte da BR 101 e ficando sob a circunscrição da 2ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal.

Atualmente, de acordo com os dados da CCR Ponte, concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói, o fluxo médio de veículos que circula pelo local é de 150.000, transportando aproximadamente 450.000 pessoas, números que são ainda maiores nos finais de semana, épocas de férias e feriados.

Ela é a principal via de ligação da capital com a cidade de Niterói e o interior fluminense, principalmente para quem vai em direção ao polo turístico da Região dos Lagos, onde se encontram as cidades de Cabo Frio, Búzios, Saquarema, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, entre outras.

Imagens ao vivo da Ponte Rio-Niterói – Câmeras de Trânsito ao Vivo

Construção da Ponte Rio-Niterói

Ela começou a ser construída em janeiro de 1969 (Foto: Divulgação)

O início das obras de construção da Ponte Rio-Niterói foi bastante tumultuado, causando a morte de vários operários durante a perfuração do subsolo oceânico na Baía de Guanabara, por onde passam os cerca de 9 km da pista que ficam sobre o mar.

A superestrutura de aço da ponte foi toda construída na Inglaterra, em módulos, e chegou ao Brasil por meio do transporte marítimo. Já a parte final da estrutura foi feita na Ilha do Caju.

Conheça As 10 pontes mais incríveis do mundo

Curiosidades sobre a Ponte Rio-Niterói

Proporcionando belas paisagens, a Ponte Rio-Niterói já foi cenário de filmes e novelas (Foto: Divulgação)

– Na cerimônia de início simbólico das obras de construção, estiveram presentes a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II e o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo;

– Se empilhados, os sacos de cimento utilizados na obra teriam uma altura cerca de 1.500 vezes maior que o Pão de Açúcar;

– Vários filmes e novelas usaram a Ponte Rio-Niterói como cenário. Uma delas foi “Por Amor”, da Rede Globo, em 1997;

– A novela “Beleza Pura”, de 2008, também produzida pela Globo, foi outra que teve a ponte como cenário.

Outros artigos

10 músicas para tocar em casamentos

01/07/2016

10 músicas para tocar em casamentos

Veja 10 músicas para tocar em casamentos. Essas faixas foram selecionadas porque são capazes de eternizar na memória os momentos mais emocionantes do evento, como a ...

Casa do Construtor Lojas

05/01/2011

Casa do Construtor Lojas

Casa do Construtor Lojas A Casa do Construtor – Aluguel de equipamentos, já atua no mercado a mais de dezesseis anos e oferece aos clientes toda a segurança e qua...