Planta medicinal anti-ressaca

Muitas pessoas, principalmente aquelas que adoram bebidas alcoólicas, procuram um meio de evitar a ressaca. Outras, que não conseguem evitar o vício, sofrem com…

Por Editorial MDT em 15/01/2012

Nova alternativa para curar a ressaca

Muitas pessoas, principalmente aquelas que adoram bebidas alcoólicas, procuram um meio de evitar a ressaca. Outras, que não conseguem evitar o vício, sofrem com os resultados da bebedeira. Ninguém quer passar pela terrível dor de cabeça e mal estar do dia seguinte, mas todos querem o gostinho da embriaguês alcoólica.

☰ CONTEÚDO

Nova planta medicinal

Recentemente foi descoberta uma planta medicinal que parece ser capaz de curar a ressaca. A Hovênia (Hovenia Dulcis), que possui vários nomes populares no Brasil como cajueiro-japonês, banana-do-japão, caju-do-japão, gomari, uva-japonesa, entre outros é a planta da vez.

Mecanismo de ação

Pesquisadores de universidades dos Estados Unidos descobriram que um dos componentes da Hovênia, a dihidromiricetina, consegue combater os efeitos da intoxicação pelo etanol. Além disso, a planta parece controlar os sintomas da abstinência da bebida, uma nova alternativa para quem tem dificuldades em parar de exagerar no álcool.

O mecanismo de ação do composto descoberto é bloquear a ação do álcool sobre o cérebro e os neurônios, e, dessa forma, também reduzir a vontade de consumir a substância.

Onde será usada

Coma alcoólico: os pesquisadores que descobriram a nova planta medicinal querem colocá-la no tratamento de pessoas que chegam ao coma alcoólico. Esse estado que ocorre pelo excesso de bebida pode ser muitas vezes trágico. Por isso, se a planta for realmente eficaz no tratamento, poderá evitar graves problemas a essas pessoas.

Tratamento para quem quer parar de beber: os cientistas pretendem implantar a substância no tratamento de pessoas que estão tentando parar de abusar do álcool. Isso se deve ao mecanismo da planta que reduz a vontade de consumir bebidas alcoólicas. Essa será uma nova esperança para quem possui grandes dificuldades em deixar o vício da bebida.

Planta medicinal anti-ressaca pode substituir o café no tratamento

Efeitos colaterais

Outro ponto importante da descoberta é que, ao realizarem testes laboratoriais, descobriram que os efeitos colaterais da Hovênia são mínimos. Isso aumenta a chance de aceitação do paciente ao medicamento e diminui o índice de desistência ao tratamento contra o alcoolismo. Porém, alguns testes ainda precisam ser realizados, antes do remédio a base de Hovênia chegar ao mercado.

Como cada vez mais pessoas buscam medicamentos para evitar a ressaca, talvez a resposta esteja nessa nova planta medicinal. A Hovênia promete ajudar em muitos aspectos no tratamento de pessoas que abusam das bebidas alcoólicas. É aguardar para comprovar os resultados.

Top