Fiz um PIX errado, como receber o dinheiro de volta?

Felipo Bellini 21/09/2021 Economia

Com os avanços da tecnologia, o PIX se tornou uma alternativa extremamente rápida e prática para realizar pagamentos e até urgências. 

Esse método de pagamento é uma criação do Banco Central. Cerca de três meses depois de ter sido disponibilizado para o público, 200 milhões de usuários já estavam cadastrados.

Entretanto, com o grande número de usuários, alguns problemas vêm sendo relatados em relação ao método. Um deles é sobre o que fazer caso o dinheiro seja transferido para a conta errada, e é disso que será falado mais adiante.

Como funciona o PIX?

Primeiramente, deve-se entender como funciona essa forma de pagamento.

A partir do dia 16 de novembro de 2020, o Pix é a forma de pagamento mais rápida  disponibilizada por todos os bancos brasileiros atualmente. Por isso, é importante saber como funciona.

Fiz um PIX errado, como receber o dinheiro de volta

Fonte/Reprodução: Original

As transferências através das chaves do Pix, que representam o endereço da conta escolhida. As chaves podem ser o CPF, CNPJ, e-mail, número de telefone ou uma chave aleatória, esta é a mais recomendada por questões de segurança. Uma conta física pode ter até cinco chaves, enquanto uma jurídica pode ter até 20. 

O dinheiro leva cerca de dez segundos para cair na conta, justificando o porquê de ser um método tão prático.

Quem recebeu pode se negar a devolver?

Não! Além de ser algo extremamente desagradável, a própria lei afirma que isso é um crime.

De acordo com o artigo 169, apropriar-se de algo de outra pessoa sem consentimento algum, resulta como consequência uma multa ou em detenção.

Para solucionar o problema, é necessário contatar a pessoa que recebeu o dinheiro e explicar a situação do momento, solicitando a devolução do pagamento. Caso essa pessoa se encontre ausente, é preciso contatar o banco e explicar o contexto para ele.

Depois de tudo que foi levantado, pode-se concluir que aderir ao pagamento por meio do Pix é uma proposta muito interessante por poupar bastante tempo e ser bem mais prático, principalmente para pessoas que lidam com grandes quantias de dinheiro. 

Porém, é preciso conhecê-lo e usar com muito cuidado para não ter dores de cabeça com o método. Buscar se manter atualizado sobre as mudanças também é um passo importante.

Para garantir que esse último passo seja realizado, fique atento às constantes atualizações do site.

Outros artigos

Como fazer bonecos de Natal passo a passo

06/11/2014

Como fazer bonecos de Natal passo a passo

Como fazer bonecos de Natal passo a passo é o que vamos explicar. Nesse Natal a sua casa pode ficar ainda mais linda e luxuosa com os bonecos de Natal. E olha que ne...