Fiz um PIX errado, como receber o dinheiro de volta?

Fiz um PIX errado, como receber o dinheiro de volta?

redacao b 04/10/2022 Economia

PUBLICIDADE

Com os avanços da tecnologia, o PIX se tornou uma alternativa extremamente rápida e prática para realizar pagamentos e até urgências. 

Esse método de pagamento é uma criação do Banco Central. Cerca de três meses depois de ter sido disponibilizado para o público, 200 milhões de usuários já estavam cadastrados.

Entretanto, com o grande número de usuários, alguns problemas vêm sendo relatados em relação ao método. Um deles é sobre o que fazer caso o dinheiro seja transferido para a conta errada, e é disso que será falado mais adiante.

PUBLICIDADE

Como funciona o PIX?

Primeiramente, deve-se entender como funciona essa forma de pagamento.

A partir do dia 16 de novembro de 2020, o Pix é a forma de pagamento mais rápida  disponibilizada por todos os bancos brasileiros atualmente. Por isso, é importante saber como funciona.

Fiz um PIX errado, como receber o dinheiro de volta

Fonte/Reprodução: Original

As transferências através das chaves do Pix, que representam o endereço da conta escolhida. As chaves podem ser o CPF, CNPJ, e-mail, número de telefone ou uma chave aleatória, esta é a mais recomendada por questões de segurança. Uma conta física pode ter até cinco chaves, enquanto uma jurídica pode ter até 20. 

PUBLICIDADE

O dinheiro leva cerca de dez segundos para cair na conta, justificando o porquê de ser um método tão prático.

Quem recebeu pode se negar a devolver?

Não! Além de ser algo extremamente desagradável, a própria lei afirma que isso é um crime.

De acordo com o artigo 169, apropriar-se de algo de outra pessoa sem consentimento algum, resulta como consequência uma multa ou em detenção.

Para solucionar o problema, é necessário contatar a pessoa que recebeu o dinheiro e explicar a situação do momento, solicitando a devolução do pagamento. Caso essa pessoa se encontre ausente, é preciso contatar o banco e explicar o contexto para ele.

Depois de tudo que foi levantado, pode-se concluir que aderir ao pagamento por meio do Pix é uma proposta muito interessante por poupar bastante tempo e ser bem mais prático, principalmente para pessoas que lidam com grandes quantias de dinheiro. 

PUBLICIDADE

Porém, é preciso conhecê-lo e usar com muito cuidado para não ter dores de cabeça com o método. Buscar se manter atualizado sobre as mudanças também é um passo importante.

Para garantir que esse último passo seja realizado, fique atento às constantes atualizações do site.

Outros artigos

Tênis Reebok Feminino Lançamentos 2011

22/10/2010

Tênis Reebok Feminino Lançamentos 2011

Reebok é uma marca em que vem fabricando tênis há um bom tempo, para quem ainda não conhece a empresa oferece bons produtos e que garantem a durabilidade, vale a...

SEBRAE Cursos EAD Grátis 2011

23/02/2011

SEBRAE Cursos EAD Grátis 2011

Os cursos EAD – Ensino a Distância, estão ganhando um excelente destaque nos dias de hoje, pois através destes, muitas pessoas conseguem adquirir conhecimentos e...

Acessórios para usar no réveillon 2015

31/07/2014

Acessórios para usar no réveillon 2015

Acessórios para usar no réveillon 2015 devem ser vistos desde já! Isso porque você tem que prestar atenção em tudo que vai vestir para a chegada desse novo ano, que ...