Com os avanços da tecnologia, o PIX se tornou uma alternativa extremamente rápida e prática para realizar pagamentos e até urgências.
Esse método de pagamento é uma criação do Banco Central. Cerca de três meses depois de ter sido disponibilizado para o público, 200 milhões de usuários já estavam cadastrados.
Entretanto, com o grande número de usuários, alguns problemas vêm sendo relatados em relação ao método. Um deles é sobre o que fazer caso o dinheiro seja transferido para a conta errada, e é disso que será falado mais adiante.
Como funciona o PIX?
Primeiramente, deve-se entender como funciona essa forma de pagamento.
A partir do dia 16 de novembro de 2020, o Pix é a forma de pagamento mais rápida disponibilizada por todos os bancos brasileiros atualmente. Por isso, é importante saber como funciona.
Fonte/Reprodução: Original
As transferências através das chaves do Pix, que representam o endereço da conta escolhida. As chaves podem ser o CPF, CNPJ, e-mail, número de telefone ou uma chave aleatória, esta é a mais recomendada por questões de segurança. Uma conta física pode ter até cinco chaves, enquanto uma jurídica pode ter até 20.
O dinheiro leva cerca de dez segundos para cair na conta, justificando o porquê de ser um método tão prático.
Quem recebeu pode se negar a devolver?
Não! Além de ser algo extremamente desagradável, a própria lei afirma que isso é um crime.
De acordo com o artigo 169, apropriar-se de algo de outra pessoa sem consentimento algum, resulta como consequência uma multa ou em detenção.
Para solucionar o problema, é necessário contatar a pessoa que recebeu o dinheiro e explicar a situação do momento, solicitando a devolução do pagamento. Caso essa pessoa se encontre ausente, é preciso contatar o banco e explicar o contexto para ele.
Depois de tudo que foi levantado, pode-se concluir que aderir ao pagamento por meio do Pix é uma proposta muito interessante por poupar bastante tempo e ser bem mais prático, principalmente para pessoas que lidam com grandes quantias de dinheiro.
Porém, é preciso conhecê-lo e usar com muito cuidado para não ter dores de cabeça com o método. Buscar se manter atualizado sobre as mudanças também é um passo importante.
Para garantir que esse último passo seja realizado, fique atento às constantes atualizações do site.