Pisos Industriais De Concreto

Pisos Industriais De Concreto Os pisos industriais de concreto geralmente são usados em rodovias, postos de gasolina e vias públicas. Os pisos industriais devem…

Pisos Industriais De Concreto

Os pisos industriais de concreto geralmente são usados em rodovias, postos de gasolina e vias públicas. Os pisos industriais devem ser pensados como um sistema que envolve estudos dos materiais, formas de acabamento, índices de planície e nivelamento desejados, manutenção, custos e usos. E é a interação de todos esses itens que definem a vida útil do piso de concreto, mas nunca esquecendo que a durabilidade depende muito do uso correto do piso. Veja alguns exemplos a baixo:

  • O piso de uma base de lançamento de um foguete, que tem durabilidade de apenas um lançamento;
  • O piso de uma área de máquinas de uma hidrelétrica pode durar até cem anos;

Dessa forma no projeto de um pavimento industrial, todas as opções devem ser consideradas e é o usuário que deve quem deve estimar o valor do piso e quanto deve ser investido nele. Os profissionais de empresas especializadas na área de pisos atingiram um alto grau de competência técnica, fazendo o Brasil um dos países mais capacitados na execução de pavimentos.

Pisos de concreto

O piso de concreto é considerado de alto padrão quando ele atende todas as características que a obra exige, como por exemplo:

  • Maior resistência as cargas
  • Maior resistência a abrasão
  • Maior resistência a compressão
  • Capacidade de retenção de água e retração

Para os pisos industriais adota-se como parâmetro uma resistência  característica de tração a flexão da ordem de 4 a 5,5 MPa (ensaio realizado aos 28 dias). Pavimento de rolagens como: estradas, aeroportos, avenidas entre outros exigem resistência a flexão um pouco maior, da ordem de 5,5 a 6 MPa.

Manutenção dos pisos industriais

A manutenção dos pisos industriais esta intimamente ligada ao tipo de utilização do piso e ao material com o qual foi utilizado, mas as recomendações gerais para a manutenção do piso são:

  • A limpeza deve ser feita com produtos de ph neutro para não aumentar a porosidade;
  • Os pontos de infiltração devem ser periodicamente checados;
  • As cargas toleradas devem ser exatamente aquelas previstas no projeto;
  • As juntas devem ser limpas e novamente seladas sempre que necessário.

Concluindo:

Os pisos industriais de concreto são mais resistentes, mas precisam de manutenção e cuidados tanto quanto os outros pisos para que tenha durabilidade suficiente durante a sua vida útil. E para que fiquem de acordo com as necessidades exigidas é preciso que seja planejado e efetuado por uma empresa competente e especializada no ramo.


Top