Descubra como aliar beleza e praticidade na hora de decorar

A decoração funcional é uma forma de conseguir aliar praticidade e beleza na composição de cada ambiente. As pessoas costumam sentir dificuldades para conseguir…

A decoração funcional é uma forma de conseguir aliar praticidade e beleza na composição de cada ambiente. As pessoas costumam sentir dificuldades para conseguir combinar os elementos, aproveitar os espaços e por fim conseguir os melhores resultados através da decoração. Vale a pena valorizar as tendências e otimizar o visual da sua casa.

A ideia de praticidade tem como objetivo tornar os ambientes mais acessíveis, organizados e até mesmo multifuncional. Essa característica da decoração acaba sendo muito valorizada em apartamentos pequenos ou em casas com espaço limitado. O trabalho com móveis funcionais é outro ponto determinante para a praticidade, em especial a mobília planejada.

A decoração do imóvel não pode abandonar o caráter estético, ou seja, a beleza das combinações. É necessário manter um equilíbrio entre os móveis, acessórios e materiais usados no revestimento de cada ambiente. Os traços e cores também devem ser trabalhados com sintonia para que o design de interiores não caia naquilo conhecido popularmente como cafona.

Combinando funcionalidade e beleza

Antes de começar a planejar a decoração, é necessário levar em conta o perfil dos moradores. Definido esse ponto, inicia-se o trabalho de montar ambientes funcionais e ao mesmo tempo bonitos. No caráter estético, escolha um estilo para a decoração (romântica, clássica, rústica, contemporânea, retrô, etc.), em seguida determine as cores predominantes.

O projeto da decoração precisa se adequar a uma série de necessidades do dia-a-dia, tudo para que a vida dos moradores se torne mais confortável. Confira alguns pontos que devem ser trabalhados com atenção:

– Móveis multifuncionais: as peças estão em alta entre as tendências de decoração e são capazes de assumir diferentes funções de acordo com o contexto. Há peças que chegam a ter várias utilidades e podem ser usadas em diferentes cômodos da casa, como é o caso do sofá-cama.

Leia Também:  Peeling para estrias

– Interação dos ambientes: para criar uma sensação de amplitude, é fundamental apostar nos ambientes integrados. O posicionamento dos móveis e eletrodomésticos precisa ser definido com cuidado também para não prejudicar a circulação de pessoas.

– Otimização dos espaços: Para tornar a decoração mais bonita e prática, aposte nos móveis planejados e na abertura de alguns ambientes da cozinha, no sentido de integração. Alguns acessórios são úteis para criar a sensação de espaços maiores, como é o caso dos espelhos.

– Minimalismo: além de se apropriar dos móveis multifuncionais, o estilo também parte do princípio de “menos é mais” dentro da decoração. Valorizar a simplicidade na cozinha, banheiro, quarto, sala ou qualquer outro ambiente residencial é um ponto chave.

Top