Piso ecológico capta energia de seus passos

Redacao 28/10/2011 Tecnologia

Fonte: Pavegen

Basta olhar para a sola gasta de seus sapatos, para comprovar que os seus passos geram energia. O problema é que, geralmente, não nos preocupamos em aproveitá-la, mas apenas em dissipá-la na forma de atrito, para evitar escorregões.

Pensando nisso, um grupo britânico desenvolveu uma espécie de ladrilho ecológico conhecido como Pavegen Systems. Ele é feito de materiais reciclados e conta com uma luz de LED ao centro. Toda vez que alguém pisa nele, uma pequena quantidade de energia é captada e a luz central se acende, indicando que o pedestre contribuiu para a iluminação local.

Segundo os desenvolvedores do projeto, apenas 5 % da energia captada é utilizada para acender a lâmpada e o restante é armazenado. Dessa forma, o Pavegen poderá ser aplicado em grandes cidades e contribuir na iluminação pública ou no funcionamento de sinais de trânsito. O produto também é à prova de água e  diferentes condições climáticas.

Para testar a sua resistência em condições reais, o Pavegen foi instalado no corredor de uma escolha na Inglaterra, em uma pista de dança de uma casa noturna e até nas ruas de Londres. O sistema demonstrou grande resistência e foi bem aceito pelo público.

Outros artigos

Máquina de Lavar Roupas LG

02/08/2010

Máquina de Lavar Roupas LG

A LG, grande marca de eletrônicos, agora parte também para o mundo dos eletrodomésticos. Especializada em tecnologia, principalmente em computadores, a LG está e...

Boletim de Ocorrência Online SP

18/11/2009

Boletim de Ocorrência Online SP

Não há melhor alternativa para que possamos reivindicar os nossos direitos em casos de transtornos como roubos, agressões entre outras coisas mais fazendo um bol...