Pintura com efeito camurça: como fazer

Uma forma de transformar a decoração da casa é apostando em um novo tipo de pintura nas paredes. Entre os efeitos decorativos que estão…

Uma forma de transformar a decoração da casa é apostando em um novo tipo de pintura nas paredes. Entre os efeitos decorativos que estão fazendo sucesso, vale ressaltar a textura da camurça.

O efeito decorativo deixa a parede com uma aparência aveludada. (Foto:Divulgação)

O charme e a elegância da pintura aveludada

A parede com efeito camurça se transforma em um elemento diferenciado no ambiente, podendo inovar as sensações dos moradores. A aparência do acabamento é caracterizada pelo toque suave e macio (aveludado), além da mistura de nuances claros e escuros que criam um charmoso efeito manchado.

A pintura com efeito camurça favorece o conforto, o acolhimento e a sofisticação. Ela combina bem com todos os ambientes da casa, principalmente a sala e o quarto.

Como fazer pintura com efeito camurça?

Confira a seguir o passo a passo para fazer uma pintura com efeito camurça:

Materiais necessários: bandeja de tinta, tinta acrílica com efeito camurça da Suvinil, trincha com cerdas duplas, rolo gel para aplicação de tinta e luvas.

Materiais necessários para a pintura. (Foto:Divulgação)

Passo-a-passo da pintura aveludada

1. Não há necessidade de a parede estar branca para receber a nova pintura. No entanto, é importante que a superfície esteja lisa, regularizada e sem defeitos aparentes.

2. Aplique a primeira demão da tinta acrílica acrescida de microesferas no tom desejado e diluída em 15% de água.

3. Faça a pintura com o rolo em gel, adotando movimentos contínuos em “W”.

4. Após 4 horas de secagem, aplique a segunda demão da tinta efeito camurça, fazendo faixas de 50 cm a 70 cm com o rolo.

5. Para que a parede adquira o efeito camurça propriamente dito, é necessário mergulhar a trincha na tinta acrílica, retirar o excesso e posteriormente aplicar na superfície.

Aplique a trincha para obter o efeito camurça. (Foto:Divulgação)

6. Ao deslizar a trincha pela parede, é importante fazer movimentos aleatórios para que as microesferas atuem rapidamente. Quanto mais bagunçado, melhor será o resultado final do acabamento.

7. Após a secagem, a parede vai adquirir um aspecto manchado, semelhante a uma camurça de verdade.

Dicas para a pintura com efeito camurça

• Outros acessórios podem ser usados para valorizar o efeito camurça, como um pano umedecido com água posicionado contra a tinta ainda molhada.

• O efeito camurça pode ser criado também com duas tonalidades diferentes. Os especialistas recomendam que a segunda cor seja dois tons acima da usada na base.

• Quanto mais machada ficar a parede, melhor será o resultado.

• Outra forma de deixar a parede elegante e charmosa é apostando na pintura amadeirada, que também está fazendo sucesso entre as tendências de decoração.


Top