Andre 28/04/2016 Empregos

No Brasil, a prática do período sabático ainda é pouco difundida nas empresas.

O termo “período sabático” tem sua origem no judaísmo, se referindo ao dia de descanso semanal dos judeus, começando no pôr-do-sol da sexta-feira e finalizando no pôr-do-sol do sábado, ou seja, é um período de repouso usado para se afastar um pouco do trabalho, renovar as energias e refletir.

No âmbito profissional, o período sabático refere-se a uma prática que já vem sendo realizada há alguns anos e difundida principalmente na Europa e nos Estados Unidos, consistindo em uma interrupção na carreira durante alguns meses (geralmente, o mínimo é de seis meses), para buscar novas inspirações e conhecimentos, além de descansar e conhecer lugares diferentes.

Durante o período sabático, muitas pessoas podem fazer cursos, se preparar para doutorados e mestrados, participar de intercâmbios, viajar por diversos países, participar de trabalhos voluntários ou se recolher em retiros espirituais, entre diversas outras maneiras de passar o sabático, que variam de acordo com os gostos de cada um.

É importante ressaltar que não se trata de um pedido de demissão, se trata de algo semelhante a um pedido de licença no emprego, por exemplo, para você voltar depois de passar algum tempo descansando ou viajando. Muitas empresas multinacionais, inclusive, têm essa prática institucionalizada, oferecendo o benefício aos seus funcionários.

Confira: Como pedir uma promoção no trabalho: dicas

Como tirar um período sabático

Muita gente aproveita o período sabático para estudar e adquirir novos conhecimentos.

No Brasil, a concessão do período sabático ainda é muito pouco utilizada. Algumas pesquisas apontam que menos de 10% das empresas que atuam no país oferecem o benefício da pausa no emprego.

Além disso, muitos funcionários têm medo de tirar a licença e serem demitidos assim que voltarem do sabático, ou então de ter a carreira comprometida, ficando marcado pelos colegas de trabalho e superiores como um profissional pouco comprometido com o emprego.

Para quem está interessado em solicitar um período sabático, o melhor caminho é pesquisar na própria empresa se ela oferece esse benefício, não esquecendo de ressaltar que o afastamento é temporário e que você pretende voltar logo em seguida, além de informar ao chefe que a pausa no trabalho será importante para a sua vida.

Você pode, inclusive, preparar um profissional para substituí-lo durante o tempo em que ficará ausente.

Saiba mais sobre Dicas para pedir aumento de salário sem se prejudicar

Planejamento para o sabático

Outros preferem viajar e conhecer novos lugares e culturas.

Lembre-se que durante o sabático, você não receberá salário, portanto é importante se preparar, financeiramente, com bastante antecedência. Defina os seus objetivos, corte alguns gastos e economize para aproveitar bem esse período.

Fontes: Administradores.com e Você SA

Outros artigos

Dicas: Roupas para Gordinhas (Vestidos)

06/03/2009

Dicas: Roupas para Gordinhas (Vestidos)

Hoje em dia é comum seguir a moda e fazer quase tudo para estar por dentro dessa "tribo". Mas o problema é que a maioria das confecções de hoje fazem roupas par...

Filmadoras Sony em Promoção

19/12/2010

Filmadoras Sony em Promoção

Filmadoras Sony Estamos nos aproximando do natal e com ele diversas novidades vêm surgindo no mercado para que possamos então ter opções na hora de comprar, sempr...

Erros ao se depilar com lâmina

23/09/2014

Erros ao se depilar com lâmina

Erros ao se depilar com lâmina podem acabar com a sua pele e te deixar até com manchas! A depilação com lâmina pode deixar a sua pele machucada se não for feita da m...