Perda da libido: o que fazer

PUBLICIDADE

Várias teorias foram feitas para tentar explicar a diminuição da libido, que é o desejo sexual. Algumas levantam questões de esferas sociais, como se esse evento fosse uma artimanha da natureza para proporcionar um controle de natalidade, evitando assim a superpopulação mundial. Outras teorias, que levam em consideração o ponto de vista orgânico, responsabilizam as concentrações alteradas de algumas substâncias cerebrais, que resultam na diminuição da motivação. Sob um ponto de vista psíquica, esse problema pode ser resultado de trauma ou inibições sofridas na infância.

Existem várias teorias que tentam explicar a falta de libido

A medicina atual considera o indivíduo como um ser biopsicossocial, enxergando o homem em suas várias facetas e admitindo o fato de que o que determina nossos males é uma combinação de diversos fatores que agem mutuamente, reforçando-se.

Por isso, ao falar de transtornos do desejo sexual, levamos em consideração uma série de causas variadas, com uma apresentação clínica que pode se distinguir em apenas dois quadros distintos, o Desejo Sexual Hipoativo ou a Aversão Sexual.

PUBLICIDADE

Aversão sexual

Ocorre quando a pessoa passa a evitar oportunidades de encontros sexuais por sensação de desprazer, medo, repulsa ou de perigo iminente. É comum que o simples fato de pensar em sexo seja evitado com angústia, enquanto que o toque ou o beijo podem desencadear sinais de pânico como náuseas, suor excessivo e falta de ar.

Desejo sexual hipoativo

Nesse caso, a pessoa sente que tanto faz ter sexo ou não. É como se a prática sexual não fizesse falta para si. Pode haver diminuição ou ausência total do desejo em praticar o sexo ou das fantasias.

Culpas e raivas entre o casal podem ser a causa do problema

Principais causas do transtorno de desejo sexual

Algumas doenças como depressão e hipotireoidismo podem diminuir a motivação para o sexo, entretanto, existem diversos fatores, especialmente psicológicos, que podem estar envolvidos nesse problema. Os mais comuns são:

  • Trauma por abuso sexual;
  • Mensagens antissexuais durante a infância;
  • Dificuldade em unir o amor com o sexo na mesma pessoa;
  • Culpas e raivas entre o casal;

O que fazer mediante a perda da libido

O tratamento para esse problema existe e deve ser procurado o mais cedo possível, para evitar desgastes na relação com o parceiro ou até mesmo na autoestima e motivação pessoal. É recomendado procurar um psiquiatra especialista em sexualidade humana, a fim de que seja realizada uma avaliação para investigação de possível causa orgânica e indicação de terapia medicamentosa, se necessário.

A procura por tratamento precocemente evita desgastes na relação

Normalmente a psicoterapia, individual ou de casal, pode ajudar a resolver o problema, trazendo inúmeros benefícios para os mais diversos âmbitos pessoais.

PUBLICIDADE

Leia também:

2 Comentários

  • oi; o meu problema é que ñ consigo ter uma boa lubrificação apos ter um bom estimulo e sinto duer meu utero dependendo da pasição o que posso fazer para que eu traga mais prazer para mim e meu marido.

  • oi, sinto q meu problema com a perda da libido seja um problema grave pois,meu caso sempre foi hipoativo ja passei com alguns medicos ginecologistas falei sobre o assunto mas até hoje nada; sinto que cada vez fica pior minha situaçao.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.