Patchwork em móveis: dicas

Uma das formas de inovar o visual dos móveis é trabalhando com o patchwork. A técnica artesanal consiste na união de retalhos de tecidos,…

Poltrona modificada com retalhos de tecidos.

Uma das formas de inovar o visual dos móveis é trabalhando com o patchwork. A técnica artesanal consiste na união de retalhos de tecidos, ou seja, peças que apresentam estampas e cores diferentes. Um item do mobiliário que esteja com a aparência danificada ou corroída pelo tempo pode adquirir uma nova estética através desta proposta.

Apesar de estar sendo retomado com força total pela decoração, o patchwork é uma opção antiga de acabamento. Por volta do século IX a.C., a técnica era usada para confeccionar as roupas dos faraós, sendo assim muito associada ao poder. O artesanato passou a influenciar no visual das residências quando as primeiras colchas e tapetes foram criados, no século XVI.

O passar do tempo contribuiu para que o patchwork fosse aprimorado e ganhasse outras finalidades. Além de servir para confeccionar elementos decorativos e acessórios, os retalhos de tecidos passaram a determinar uma nova aparência para o mobiliário, sempre com muito charme e personalidade.

Dicas para usar patchwork nos móveis

O Patchwork é a solução para criar móveis alegres, coloridos e customizados.

Quando o patchwork marca presença em um determinado ambiente residencial, ele imprime um colorido belíssimo no espaço e deixa tudo mais alegre. Dependendo das padronagens de estampas combinadas, é possível conquistar uma estética totalmente moderna e divertida. Sem falar que, lidar com o patchwork é sempre uma atitude reciclável, afinal, as sobras de tecidos são reaproveitadas.

Uma ideia interessante para colocar o patchwork em prática é transformar sofás, poltronas, puffs e outros estofados que garantem a acomodação confortável em casa. O novo revestimento composto por retalhos não tem compromisso com padrões, mas é importante trabalhar com o bom gosto para não comprometer a harmonia.

Leia Também:  Maneiras criativas de mudar o visual da geladeira

O revestimento com mistura de desenhos e cores aparece como uma solução para revitalizar os móveis velhos. Por exemplo, um sofá antigo que esteja com o estofamento gasto e danificado, pode receber uma nova cobertura com patchwork sem que seus traços retrô sejam comprometidos. O trabalho vai resultar numa peça totalmente customizada e original, capaz de funcionar como o elemento colorido da área de convívio.

Uma cômoda antiga foi restaurada com patchwork.

O Patchwork modifica a estética de outros móveis, como é o caso das cômodas, estantes e cadeiras de madeira. A técnica pode ainda ser usada para acrescentar detalhes em um móvel, como por exemplo, a cabeceira de uma cama box toda decorada com retalhos.

Acerte nas padronagens, tamanhos e cores dos retalhos para personalizar os móveis.

Top