Passe Livre Estudantil EMTU | www.emtu.sp.gov.br

Passe Livre Estudantil EMTU

A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – se faz presente no estado de São Paulo e oferece a estudantes e professores a…

Por bety em 27/03/2020

A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – se faz presente no estado de São Paulo e oferece a estudantes e professores a possibilidade de obterem Passe Livre ou Passe Escolar para usar o transporte metropolitano. No caso do Passe Livre Estudantil EMTU, ele é concedido a estudantes que moram em um município e residam em outro, desde que ambos sejam gerenciados pela EMTU.

A seguir, veja como funciona o Passe Livre Estudantil EMTU e como garantir o seu.

Passe Livre Estudantil EMTU 1

Como Funciona o Passe Livre Estudantil?

O Passe Livre Estudantil é um benefício que dá ao estudante o direito de usar o transporte público sem pagar nada ou, em alguns casos, pagando somente metade da tarifa. Existem vários tipos de programas em todo o estado de São Paulo e um deles é o Passe Livre Estudantil EMTU.

Através dele, estudantes e professores podem viajar de um município a outro economizando na passagem. O benefício é válido para as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Sorocaba e Vale do Paraíba, no litoral norte. Se trata de um benefício um pouco diferente dos demais, pois também beneficia os professores que precisam viajar para lecionar.

Quem tem direito à Gratuidade?

A gratuidade do Passe Livre Estudantil EMTU é destinada a estudantes que residam em um município e estudem em outro, dentro das regiões metropolitanas que são atendidas pela empresa. No caso dos professores, podem solicitar aqueles que moram em um município e precisam viajar até outro para lecionar.

O Passe Livre é o nome dado ao benefício que garante total gratuidade ao estudante ou professor, enquanto Passe Escolar é o nome dado ao benefício que oferece 50% da tarifa. Também é importante que os estudantes sejam de baixa renda e tenham um cadastro no estado.

Passe Livre Estudantil EMTU 2

 

Cadastro Bilhete Único do Estudante

Aqueles que desejam usufruir do serviço, devem entrar em contato com a própria escola e solicitar o seu cadastramento no Portal Parceiros EMTU – Instituição de Ensino. Quando a escola fizer o cadastro, o aluno/professor deve acessar o portal e preencher o seu formulário de solicitação.

Os estudantes que forem de baixa renda também devem preencher a composição familiar, informar o que cada membro do grupo familiar faz e suas respectivas rendas. Também é preciso enviar toda a documentação exigida para a empresa.

Se o indivíduo possuir uma renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, o cadastro é concluído na hora e o sistema gera o boleto para pagamento. No entanto, caso você não atenda aos requisitos, pode então preencher o cadastro para obter a meia tarifa.

Quem tem direito a meia passagem?

A meia tarifa do Passe Livre Estudantil EMTU é chamada de Passe Escolar e podem solicitar alunos e professores cuja renda familiar per capita seja maior que 1,5 salário mínimo.

Como fazer o recadastramento?

Você deve ficar de olho em como é realizada a renovação do seu benefício anualmente, para se certificar de continuar contando com ele. Pelo site da EMTU/SP (www.emtu.sp.gov.br)você pode tirar todas suas dúvidas, obter a 2ª via do seu documento e também saber mais sobre como recarregar o seu cartão.

Top