Você está em: MundoDasTribos > Hypes > Curiosidades> Páscoa Judaica | Comemoração do Pessach

Páscoa Judaica | Comemoração do Pessach

Leia a matéria “Páscoa Judaica | Comemoração do Pessach” e aprenda tudo sobre essa data tão importante para o povo judeu. O judaísmo tem a sua própria tradição para celebrar a páscoa, contando com diversos rituais e até mesmo alimentos típicos, ou seja, que são preparados especialmente para essa ocasião. A Páscoa Judaica é comemorada pelos judeus, que festejam através do Pessach que é a celebração do povo judeu dos anos de escravidão no Egito. Para os Judeus a páscoa e a celebração do Pessach dura oito dias. Segundo consta nos ensinamentos do judaísmo, a páscoa é um período de renovação, mas não tem qualquer tipo de vínculo com a proposta do cristianismo.

Páscoa Judaica Comemoração do Pessach (Foto: Reprodução/Coisas Judaicas)
Páscoa Judaica Comemoração do Pessach (Foto: Reprodução/Coisas Judaicas)

Páscoa Judaica | Comemoração do Pessach

Os judeus costumam participar de uma série de rituais para a páscoa e relembram o chamado que Abrão recebeu de Deus em sua trajetória. A data comemorativa se destaca como uma das mais importantes do calendário judaico porque comemora a libertação do domínio egípcio. A partir desse episódio, várias tradições passaram a fazer parte da cultura dos judeus. Conheça mais sobre a Páscoa Judaica | Comemoração do Pessach. No tópico a seguir você conhecerá os significados dos principais símbolos e os rituais mais marcantes na hora de celebrar a data.

Pratos típicos variam de região para região (Foto: Reprodução/Coisas Judaicas)
Pratos típicos variam de região para região (Foto: Reprodução/Coisas Judaicas)

Leia mais informações sobre: Páscoa judaica: como é comemorada

Símbolos da Páscoa Judaica

Para quem não sabe, a Páscoa Judaica é repleta de símbolos, principalmente na alimentação. Normalmente as mesas são decoradas com velas acesas e os alimentos são colocados a mesa, estes simbolizam a história dos judeus são colocados na Keará, um prato especial que fica em frente ao lugar onde senta o chefe da família.

Mesas são sempre bem feitas em datas especiais (Foto: Reprodução/Coisas Judaicas)
Mesas são sempre bem feitas em datas especiais (Foto: Reprodução/Coisas Judaicas)

A comemoração continua, ao lado do Keará é colocada uma vasilha com água salgada que representa as lágrimas que foram derramadas no período da escravidão. A páscoa judaica é totalmente simbólica, desde a escolha dos alimentos para as refeições até os hábitos que são praticados durante o período de Pessach. Até mesmo narrativas são recontadas pelos judeus aos seus familiares para reforçar o sentido de toda comemoração.

Comemoração Pessach

Na páscoa, judeus se reúnem (Foto: Reprodução/Coisas Judaicas)
Na páscoa, judeus se reúnem (Foto: Reprodução/Coisas Judaicas)

Na comemoração Pessach o alimento básico é a Matzá, que parece com uma bolacha não fermentada feita de farinha de trigo e água, sem sal nem açúcar. O Matzé é relembrado como o pão da miséria que foi comido no Egito, no caso a pressa de fugir do faraó era tanta, que o pão não fermentou.

Como tradição no Pessach durante os oito dias de comemoração é proibido beber, comer ou ter em casa qualquer alimento do tipo fermentado, O pão, e qualquer outra massa, é substituído pela Matzá.

Receitas Judaicas

Gefilte fish

Saiba como fazer esse bolinho delicioso (Foto: m de Mulher/Abril)
Saiba como fazer esse bolinho delicioso (Foto: m de Mulher/Abril)

Esse refogado vai exigir um tempinho para ser feito, dentro de 40 a 45 minutos, mas é uma delícia e super fácil de ser feito. Vamos aos ingredientes?

Você vai precisar de:

250 g de carpa limpa (guardar rabos e cabeças)
250 g de traíra limpa (guardar rabos e cabeças)
3 cebolas grandes cortadas em rodelas médias
4 ovos
2 colheres (sopa) de farinha de matzá (você encontra em locais específicos que vendem vários tipos de farinhas)
250 ml de óleo
2 litros de água· 1 cenoura fina
1 pitada de pimenta-branca
1 colher (sobremesa) de açúcar
Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela funda, você pode colocar o óleo e refogar a cebola em rodelas médias e a cenoura inteira (deixe a outra metade da cebola para será usada no caldo). Moa os peixes (não use as cabeças e os rabos). Utilize metade das cebolas refogadas para moer também. Em um recipiente, você deve temperar o peixe com pimenta, açúcar, sal e ovos. Misture e acrescente agora a farinha de matzá. Mexa até ficar com textura firme e agora reserve

Para fazer o caldo, utiliza a água com cebolas, cenoura, rabos e cabeças, açúcar, sal, pimenta. Ferva tudo em fogo alto por uma hora e depois faça os bolinhos e ferva com o caldo.

Varenike

Fácil fazer esta receita judaica (Foto: m de Mulher/Abril)
Fácil fazer esta receita judaica (Foto: m de Mulher/Abril)

Essa receita é deliciosa e você pode fazer na páscoa também. Para isso, você vai precisa de uma lista de ingredientes para a massa, recheio e molho. Vai dar água na boca. Saiba como fazer agora:

Massa:
100 g de farinha de trigo branca
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
1 ovo
1 colher (chá) de sal

Molho:
1 cebola cortada em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de açúcar comum

Recheio:
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de pimenta do reino
2 batatas
1 colher (chá) de noz moscada

Modo de Preparo

Junte o ovo com a farinha trigo e sove a massa até ficar homogênea, agora deixa ela descansar coberta por uma hora. Em seguida coloque as batatas para cozinhar sem casca e depois, esprema-as até formar um purê, junte a noz moscada e sal, reserve.

Agora é a vez de abrir a massa em uma espessura não muito fina e cortar em formato redondo usando um copo. Recheie a massa com a batata fazendo-o em formato de bolas, molhando a ponta da massa com um pouco de água e lacre. Para o molho, em uma frigideira pequena junte a manteiga, a cebola cortada em cubos pequenos e o açúcar deixe dourar e caramelar por 7 minutos. Agora, para finalizar, cozinhe a massa rapidamente em água fervente, retire e sirva em um prato fundo.

Caso queiram deixar alguma contribuição sobre a Páscoa Judaica | Comemoração do Pessach, deixe seu comentário.

Recomendado para você
Comentários
  1. ticiany disse:

    quais sao os simbolos da pascoa judaica

  2. Jailson disse:

    Boa tarde, otimo… bem preciso de sua ajuda em conseguir material onde possa preparar a celebraçao da ceia judaica…como proceder e preparar…aguardo um retorno …obrigado.

  3. jaceline disse:

    Como se cumprimentam os judeus nas comemorações daPáscoa?

  4. sara disse:

    quando aconteceu a pascoa judaica?

  5. Manuella disse:

    Olá, eu sou Judia e quero dizer que comemos o Matzá na Páscoa por causa do fermento. se alguem quisar mais informações, só dexa alguma pergunta que responderei

  6. Indiara disse:

    Olá eu gostaria de saber se vcs podem me dizer pq na judaica a pascoa é comemorado com o matzá?E pq não com o ovos de chocolates ?

  7. karol disse:

    quais religioes comemoram a pascoa

  8. terezinha rocha disse:

    Preciso apresentar um projeto sobre páscoa judaica e estou meio perdida. Como se prepara a celebração da ceia? Aguardo retorno urgente!

  9. Dalca disse:

    Vou fazer uma apresentação de mais ou menos 20 minutos para catequistas: o tema será Páscoa judaica e Páscoa cristã, vocês podem me ajudar?

  10. meire disse:

    olá! gostei muito deste artigo sobre o pessach.gostaria de orientação de como a mesa é preparada e como se desenvolve a festa do pessach,inclusive a decoração.

  11. mariaeduarda disse:

    ta amiga nova

  12. mariana disse:

    ola adoro a pascoa por que tem varios significado

  13. alice disse:

    essas informações foi muito útil pra mim para o trabalho de religião!

  14. AltaIR EDITH DE CARVALHO disse:

    gostaria de saber quais sõ os elementos dispostos á mesa na páscoa judaica,pois gostaria de faze-la em mi9nha igreja,pois ninguem conhece

  15. vitoria disse:

    eu gostei muito me ajudou no meu trabalho de rrrrrrrrrrrrrrrrrrrreeeeeeeeeeeeeeeeeeelllllllllliiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiigggggggiiiiiiiião

  16. gidalto araujo disse:

    pra gente que é gentio, fica um pouco complicado; mas se quisermos fazer a vontade do Eterno temos que nos esforsarmos muito para ser aceito por Ele. Se Ele é santo devemos ser zeloso para fazer parte do seu povo; alem de guardar o Shabat, precisamos obdecer outros estatudos da Torah.

  17. murielle disse:

    acho muito interessante

  18. INGRID POLLY disse:

    AMEI MIM AJUDOU MUITO NO TRABALHO DE RELIGIÃO

  19. nycolle disse:

    otima pesquisar !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *