Pareidolia: o que é, fotos

Certamente você já deve ter visto a foto abaixo, tirada em Marte, que ficou famosa depois de aparecer em vários programas de TV e…

Certamente você já deve ter visto a foto abaixo, tirada em Marte, que ficou famosa depois de aparecer em vários programas de TV e ser motivo de muita discussão em jornais, revistas, redes sociais, fóruns na internet e até em rodas de bate papo, por causa da sua semelhança com um rosto humano.

Suposto "rosto de Marte" causou polêmica durante muitos anos (Foto: Divulgação)

Ela foi tirada pela nave Viking 1 Orbiter, em julho de 1976, e desde então vem sendo apontada por várias pessoas como uma excelente prova de que existe (ou já tenha existido) vida em Marte.

Para acabar com a polêmica, a Nasa já liberou muitas outras fotos tiradas do mesmo local, de altíssima resolução, que mostram que o “rosto” humano desenhado na superfície do planeta vermelho não passa de um conjunto de formas rochosas, que combinadas ao ângulo do sol e às irregularidades da superfície, ganharam outra interpretação.

Esse caso é um dos maiores exemplos do fenômeno conhecido como pareidolia.

O que é pareidolia

Nuvem em formato de coração (Foto: Divulgação)

A pareidolia é um fenômeno psicológico que envolve estímulos vagos e aleatórios de sons e imagens, que são percebidos como algo distinto e com significado. Ela surge a partir de uma associação feita pelo cérebro humano, que costuma criar um sentido para tudo o que vemos e ouvimos, baseado em padrões pré-definidos.

Tal fenômeno pode ser exemplificado pelas pessoas que atribuem significados aos desenhos das nuvens; aos formatos de montanhas (como no rosto de Marte), solos e florestas; e até nos líquidos, como nos formatos de lagoas e mares ou mesmo em uma simples poça d’água.

Leia Também:  Livro Fifty Shades of Grey: informações

Outro exemplo de pareidolia está nas imagens de Jesus, de santos ou de outros personagens religiosos, identificadas por algumas pessoas em janelas embaçadas, manchas e diversos tipos de lugares e objetos, que acontece em muitos casos no interior do Brasil.

No caso da pareidolia ligada aos sons, o exemplo mais comum é o de se identificar palavras, frases e mensagens ocultas em músicas tocadas ao contrário, como muitas pessoas já afirmaram ter encontrado, ao ouvir as canções de trás para frente, acusando os artistas de esconderem essas mensagens de propósito.

Outros exemplos de pareidolia: Fotos de marcianos fotografadas pelo robô Spirit da Nasa?

Leia também: Saiba mais sobre a Superlua

Fotos de pareidolia

Top